Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
OFICINAS “SEXUALIDADE, GRAVIDEZ E DROGADIÇÃO” NA SEMANA DO BEBÊ DE CANOAS 2018: COMO OS ADOLESCENTES AVALIAM?
Bruna Mirley Barreto, Marina Becker Klein, Fabrício Wilsmann Curi, Fernanda Garske Almansa, Aline Groff Vivian

Última alteração: 08-05-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: A adolescência tem relevância nas preocupações quanto os problemas que vêm atingindo os jovens, como saúde sexual, gravidez precoce e DST’s.¹ OBJETIVO: Verificar a avaliação dos alunos quanto a oficina “Sexualidade, gravidez e drogadição” ministradas pelos acadêmicos de medicina na 2ª Semana do Bebê de Canoas. METODOLOGIA: Estudo descritivo, utilizando questionário padronizado. Acadêmicos de Medicina da ULBRA previamente capacitados ministraram as oficinas. Os encontros ocorreram nas salas de aula, com as turmas do 6º ao 9º ano de escolas municipais e estaduais de Canoas sem a presença do professor. Os temas gravidez, sexualidade e drogadição foram brevemente desenvolvidos pelos acadêmicos e após estimularam diálogos abertos. Ao final, os adolescentes registraram sua opinião de satisfação referente à oficina. RESULTADOS: Participaram 270 adolescentes, 62,22% classificou como “Muito bom”; 28,51% como “Bom”; 2,22 % como “ruim e 7,05% “Sem opinião”; 83,7% gostariam de repetir. CONCLUSÃO: A maioria dos adolescentes gostou das oficinas. Isso reflete necessidade de esclarecimentos sobre assuntos habitualmente tratados como tabu.² Contudo, tabus, proibições e estigmas estão diminuindo e atividade sexual e gravidez aumentando.³ Percebeu-se que os jovens têm facilidade de acesso à informação, porém, continua sendo indispensável o diálogo com pessoas capacitadas para ajudá-los no entendimento de sua sexualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. CASTRO, G. C; ABRAMOVAY, M; SILVA L, B. Juventudes e Sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil; 2004.
2. IORRA, M. R. K., JACOVAS,T., SANTOS,D., NUDELMANN, C. Visão  dos alunos a respeito das Oficinas sobre Sexualidade realizadas na 10ª Semana do Bebê. Trabalho apresentado no Seminário Internacional da 11ª Semana do Bebê de Canela , 2010.
3. SANTOS, M.M.J.F. Gravidez Precoce: matéria de capa. Estado de Minas, Belo Horizonte, p.4-5, 14 de maio, 2006.

PALAVRAS-CHAVE: adolescência, sexualidade, gestação, drogadição.
CONTATO: Bruna Mirley Cavalcante Barreto - mirleybarreto@hotmail.com – Universidade Luterana do Brasil – Ulbra Canoas

Texto completo: RESUMO  |  POSTER