Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DAS MÃES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
Beatriz Junqueira Pereira Paim, Sabrina Rigato Mioto, Stephanie Telles

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


RESUMO

Contextualização: Diante do desafio de criar um filho com limitações, os pais se vêem inseridos em um novo contexto de desenvolvimento diferente do habitual. Esta nova condição gera inseguranças e dúvidas em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor e futuro do bebê, gerando expectativas e sentimentos relacionados às dificuldades constatadas. Objetivos: conhecer as expectativas das mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em relação ao desenvolvimento psicomotor e tratamento fisioterapêutico de Estimulação Precoce e descrever os sentimentos das mães em relação a seus filhos com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em tratamento fisioterapêutico. Metodologia: observacional qualitativa descritiva do tipo estudos de casos. População e amostra: 9 mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em tratamento fisioterapêutico. Instrumentos de coleta de dados: entrevista semi-estruturada. Procedimento de coleta de dados: a pesquisa foi realizada na Clínica Escola de Fisioterapia da Ulbra Canoas/RS, com mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor. As mães foram submetidas a entrevista semi-estruturada com 7 questões. Esta foi gravada e transcrita na íntegra, categorizada e analisada pela Análise de Conteúdo de Bardin. Conclusão: os sentimentos das mães foram: medo, choro, desespero, raiva, tristeza, dúvidas, nervosismo, angústia, aceitação, persistência, dedicação, esperança e culpa. E as expectativas em relação ao tratamento fisioterapêutico foram: a expectativa da marcha e atividades de vida diária. Todas as mães demonstraram confiança na equipe de profissionais, relatando grande progresso após o início do tratamento fisioterapêutico.

Palavras - chave: desenvolvimento motor; estimulação precoce; transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor.

Referências:

KLAUS, MH; KENNELL, JH; KLAUS, PH. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.

 

LAZNIK, MC.  A Hora e a vez do bebê.  São Paulo: Instituto Langage, 2013.

 

JERUSALINSKY A, et al. Escritos da Criança. 3ed. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2011.


Texto completo: RESUMO