Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
ACOMPANHAMENTO DE BEBÊ COM PÉ TORTO CONGÊNITO POR ESTUDANTES DE MEDICINA EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE CASO
Tatiane Maidana Konzen, Amanda Diefenbach Bellini, Amanda dos Santos Diss, Laura Giesel Baldissera, Kátia Bonfadini Pires

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


Introdução: O pé torto congênito (PTC) é a deformidade ortopédica mais comum. Existe atualmente a opção de um método não cirúrgico, que consiste basicamente na manipulação com gesso, e posterior uso de órtese, chamado de Ponseti. Objetivo: Relatar a importância das visitas domiciliares para eficácia no tratamento do PTC. Descrição do Caso: Bebê DRP, 1 ano e 1 mês, masculino, diagnosticado ao nascer com pé torto congênito. O tratamento convencional foi baseado no método Ponseti. Em visita domiciliar, as estudantes de Medicina orientaram a família quanto à órtese, que embora parecesse desconfortável, necessitava ser utilizada adequadamente, a fim de evitar intervenção cirúrgica futura. Discussão e considerações finais: Ao realizar as visitas ao bebê, as acadêmicas instruíram a família acerca da eficácia do tratamento, que devia iniciar nas primeiras semanas, aproveitando a elasticidade favorável dos tecidos dos recém-nascidos. A fim de promover a adesão familiar, foram oferecidas orientações acerca do  PTC, com linguagem acessível, ressaltando a importância de seguir as recomendações médicas, para que houvesse êxito no tratamento. As visitas domiciliares  foram importantes ao propiciar educação em saúde e também a reflexão sobre o impacto tanto físico como emocional para o bebê e as repercussões do PTC para o desenvolvimento infantil.

Referências bibliográficas

1- MARANHO, Daniel Augusto Carvalho  and  VOLPON, José Batista. Pé torto congênito. Acta ortop. bras. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp.163-169.

2- Ponseti IV, Smoley EN. “Congenital Clubfoot: The Results of Treatment.” Journal of Bone & Joint Surgery 45A(2):2261–2275.

3- Lacerda, M. R., Giacomozzi, C. M., Oliniski, S. R., & Truppel, T. C. (2006). Atenção à Saúde no Domicílio: Modalidades que fundamentam sua prática. Saúde e Sociedade15, 88-9

Palavras–chave

pé torto; deformidades congênitas; visita domiciliar


Texto completo: RESUMO