Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
FRINODERMIA: UM RELATO DE CASO ASSOCIADO À DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A EM CRIANÇA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CANOAS
Ana Paula da Costa Diogo, Letícia Maria de Lima Pessoa, Júlia Borghetti, Laís Rizzo, Micol Muneroli

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


Introdução: A frinodermia é caracterizada por hiperceratose folicular associada à carência de vitamina A, sendo comum em nossa população, porém pouco diagnosticada. O objetivo desse estudo é elucidar um caso dessa patologia em um paciente de 2 anos com suas  manifestações clínicas, diagnóstico e tratamentos adequados, visto que o manejo é simples e com impacto expressivo na saúde populacional.

Caso Clínico: Masculino, 2 anos, 7 consultas de pré natal, 3300 g, 50 cm, apgar 8/9. Mãe refere descamação epidérmica do bebê ao nascimento, prescrito dexametasona, sem melhora. Asmático em uso de salbutamol. Sem profilaxia com sulfato ferroso e vitamina A/D. Procura atendimento devido a “bolinhas que coçam”, que surgiram em tronco e se espalharam pelo corpo, com início há 1 ano. Ao exame, apresenta pápulas e placas pruriginosas, normocrômicas e acastanhadas.

Discussão e considerações finais: Tais manifestações clínicas podem estar relacionadas à deficiência de vitamina A, visto que, o paciente não realizava suplementação como indicado pela Organização Mundial de Sáude, fechando o diagnóstico de frinodermia. O diagnóstico é clínico e pode ser complementado com exames laboratoriais e histopatológicos. O quadro relaciona-se com desnutrição severa e tende a se resolver após identificar a causa e suplementar a carência.


Texto completo: RESUMO