Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
A Transposição Didática do Conceito De Função: abordando o processo ensino-aprendizagem dentro de uma visão crítica
Edson Alkimim, MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA

Última alteração: 27-11-2012

Resumo


Graduação EDUCIMAT / IFES, procuramos entender os mecanismos de transposição didática do conceito de função, baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Foi necessário compreender como este conceito foi construído, buscando conhecer sua construção histórica, refazendo a sua trajetória de produção como saber científico, passando pelas propostas de estudiosos e pelas orientações dos PCNs para promover a sua transposição didática: de saber a ser ensinado em objeto de ensino no Ensino Médio. Pode-se afirmar que no Ensino Médio o professor, ao se resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poder-se-á propiciar, aos sujeitos da aprendizagem, a construção crítica deste conceito.

Texto completo: PDF