Papers
| Qual Formação de Professores de Matemática que Objetivamos? A Cyberformação Semipresencial como Possibilidade de (Trans)Formação | |
| Vinícius Pazuch, Maurício Rosa |
| Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: uma reflexão usando memoriais de formação | |
| Fernanda Malinosky C. Rosa, Ivete Maria Baraldi |
| Práticas Pedagógicas e seus Objetos de Pesquisa: um estudo de caso dos Professores Mestres do PPGECM da UEPB | |
| Edna Cristina Ferreira, Abigail Fregni Lins |
| Formação de Professores em um Contexto de Investigação Colaborativa sobre as Interações Sociais entre Alunos para Aprender Matemática | |
| Lineia Ruiz Trivilin |
| As Concepções sobre Geometrias de um Grupo de Professores de Matemática | |
| Karla Aparecida Lovis |
| Os Materiais Curriculares Educativos sob a Ótica dos Professores de Matemática | |
| Wagner Ribeiro Aguiar |
| Análise dos Conhecimentos Algébricos de Professores de Matemática. | |
| Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
| Trajetórias de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Comunidade de Prática | |
| Marcia Cristina Nagy, Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
| Um Estudo sobre Contribuições de Noções de Topologia Geométrica para um Grupo de Mestrandos | |
| Erilúcia Souza da Silva |
| A Possibilidade de Práticas de Formação Continuada em Matemática nos Grupos de Discussão com Professoras dos Anos Iniciais | |
| Marjorie Samira Ferreira Bolognani |
| Um Estudo sobre Empreendimentos de uma Comunidade de Prática de Professores de Matemática na Busca de Aprender e Ensinar Frações | |
| Márcio Roberto Rocha |
| Mapeando as Pesquisas sobre Estágio Supervisionado em Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil | |
| Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
| Caminhos para uma Educação Crítica: o caso do curso de Edificações do PROEJA/Ifes - Vitória | |
| Maria Glória Medici de Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
| Educação Matemática e Educação do Campo: um enfoque na articulação entre o ensino da matemática em escolas do campo e a produção campesina local | |
| Aldinete Silvino Lima |
| Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica | |
| Reginaldo Ramos Ramos de Britto |
| Vivenciando Objetos de Aprendizagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: contribuições para o desenvolvimento profissional do Professor de Matemática | |
| Verônica de Oliveira Lopes |
| Conhecimentos Profissionais de Professores de Matemática no Contexto de uma Comunidade de Prática: negociações a Respeito do Pensamento Proporcional | |
| Laís Maria Costa Pires de Oliveira |
| Conhecimento Profissional do Professor para o Trabalho com Álgebra na Escola Básica, na Perspectiva do Processo de Formação do Professor de Matemática | |
| Maria Cristina Costa Ferreira, Maria Manuela Martins Soares David |
| Estágio Supervisionado: um Espaço de Apropriação do Planejamento como Elemento Organizador da Atividade Pedagógica | |
| Marta Silva |
| As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana | |
| Leandro Ferreira Silva, Josinalva Estacio Menezes |
| Campo Multiplicativo das Operações, alternativas para o trabalho docente | |
| Paula Aguiar da Silva |
| O Professor como Produtor de Saberes na Ação Pedagógica | |
| Débora Cristina Santos |
| Formação Inicial de Professores de Matemática: mapeando as pesquisas produzidas na região Centro-Oeste do Brasil, a partir de 2005 | |
| Rogers Barros de Paula |
| A Formação Matemática de Professores Primários: um olhar sobre a Escola Normal de Campo Grande | |
| Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Luzia Aparecida de Souza |
| O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um Olhar a Partir das Narrativas (Auto)biográficas dos ex-Bolsistas da UNESP-Rio Claro | |
| Ana Cláudia Molina Zaqueu |
| O Pibid na Formação Inicial do Professor de Matemática | |
| Anna Christina Alcoforado Corrêa |
| Tendências em Educação Matemática em alguns cursos de Licenciatura em Matemática | |
| Isis França Gonçalves Siebra |
| A aprendizagem de professores de Matemática em grupos colaborativos | |
| Thiago Lucena |
| Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos | |
| Cristiano Silva Anjos, Marcio Antonio Silva |
| Sentidos e Significados Epistemológicos de Jogos e Materiais Concretos no Ensino de Matemática | |
| Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg |
| As Políticas educacionais do estado do Paraná no Período de 2003 a 2010 e o Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática | |
| Susimeire Vivien Rosotti Andrade, Regina Maria Pavanello |
| Formação de Professores de Matemática: a relação do professor com saberes matemáticos e os conhecimentos mobilizados em suas práticas | |
| Itamar Miranda da Silva, Tadeu Oliver Gonçalves |
| Formação Continuada nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: a compreensão da Combinatória a partir dos significados, invariantes e representações | |
| Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdos dos Santos Pessoa |
| Orientações Pedagógicas em Campo Grande: um olhar sob o manual Metodologia do Ensino Primário | |
| Carlos Souza Pardim |
| Discutindo a Formação de Professores no Clube de Matemática | |
| Rafael Siqueira Silva, Wellington Lima Cedro |
| O Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática em um Processo de Formação Continuada em Ambientes Colaborativos | |
| Nilra Jane Filgueira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg |
| Professores Polivalentes: relação pessoal e profissional com a Matemática | |
| Jamille Mineo Carvalho de Magalhães |
| A História Oral como uma Abordagem Didático-Pedagógica na Disciplina Política Educacional Brasileira de um Curso de Licenciatura em Matemática | |
| Vinícius Sanches Tizzo, Heloisa da Silva |
| Narrativas sobre a prática de ensino de Matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental | |
| Washington Campos Marques |
| Um Método de Pesquisa para a Análise de Narrativas de Professores de Matemática Sobre Seus Enfrentamentos Cotidianos | |
| Anderson Afonso |
| Formação de Professores dos Anos Iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração. | |
| Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva |
| O Movimento de Aprendizagem Docente por Professoras dos Anos Iniciais que Ensinam Matemática | |
| Edilaine Aguiar Martins, Regina Célia Grando |
| O Egresso do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e o Exercício da Docência | |
| Lélia Oliveira Cruz, Arno Bayer |
| Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar | |
| Danielli Ferreira Silva |
| Análise de Vídeos, uma Experiência em b-learning: formando a competência de “observar com sentido” | |
| Lucas Gabriel Seibert |
| Exploração de Resolução de Problemas na Formação Continuada | |
| Rosilene Inês König, Maria Madalena Dullius, Silvana Neumann Martins |
| Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica | |
| Adriane Elisa Dombrowski |
| Formação Continuada de Professores Polivalentes: reflexões sobre a Prática Docente de Geometria | |
| Joelma Fatima Torrel Mattei |
| Conhecimentos Mobilizados e Construídos por Professores de Matemática na Relação com Livro Didático | |
| Shirlei Paschoalin Furoni |
| Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG) | |
| Fernanda Monteiro de Castro Rezende |
| Cenários para Investigação na Formação de Professores de Matemática | |
| Raquel Milani |
| A Filosofia de Trabalho do Professor de Matemática: influências e Contribuições no Processo de Ensino Aprendizagem na Região Norte do Brasil | |
| Rossiter Ambrósio dos Santos, Yuri Nicoti Epósito |
| Formação de Professores que Ensinam Matemática: sobre a (re) construção da prática quando ensina de geometria | |
| Jac Oliveira Gomes |
| A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa | |
| Nelem Orlovski |
| A Influência das Etapas de Escolha e das Representações Simbólicas na Resolução de Problemas Combinatórios por Estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental | |
| Danielle Avanço Vega Pontes |
| Práticas Pedagógicas para o Ensino do Conceito de Número: intuição, escolanovismo e matemática moderna na escola primária | |
| Nara Vilma Lima Pinheiro |
| Cyberformação: uma proposta em consonância com a m-learning | |
| Solange Mussato, Maurício Rosa |
| Avaliação de Software Educativo: analisando possibilidades e limites do Tinkerplots na interpretação de gráficos | |
| Siquele Carvalho Campêlo |
| Um Ambiente Colaborativo a Distância:licenciandos dialogando sobre os infinitos | |
| Dora Soraia Kindel |
| Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação | |
| Aline Silva De Bona, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| Conteúdos Estatísticos Abordados em um Ambiente Online | |
| Maria Teresa Zampieri |
| As TIC nas Aulas de Matemática: uma experiência de Formação Continuada e suas implicações na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná | |
| Cristiane Rodrigues de Jesus |
| Matemática Online e Pensamento Coletivo: uma Abordagem Expansiva para Análise de Dados | |
| Daise Lago Pereira Souto |
| O Ensino da Combinatória por meio da Construção de Árvores de Possibilidades com e sem o uso do software Diagramas de Árbol | |
| Juliana Azevedo, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| Educação Matemática Financeira: construção do conceito de moeda nos últimos anos do ensino fundamental público | |
| Gustavo Perini Amaral |
| Potencialidades do uso de Objetos de Aprendizagem nas Lousas Digitais no Ensino de Matemática | |
| Sheila Afornali Depiné |
| Matemática e Informática como Jogos de Linguagem na Aprendizagem de Função Quadrática | |
| Luciano Augusto Melo |
| O Ensino da Regra de Sinais para a Multiplicação: desafios e possibilidades | |
| Selma Felisbino Hillesheim, Méricles Thadeu Moretti |
| Trigonometria no Triângulo Retângulo: um estudo com base nas situações didáticas e na construção de conceitos | |
| Paulo Roberto dos Santos, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| A Contextualização do Ensino-Aprendizagem da Matemática em uma Escola Comunitária Rural no município de Colatina, Estado do Espírito Santo | |
| Cidimar Andreatta, Antonio Henrique Pinto |
| Construção de Um Software Edducacional Para o Ensino da Matemática e Seu Impacto Social na Produção de Conhecimentos | |
| Carolina Soares Ramos |
| Formação Continuada em Serviço e Integração da Lousa igital em Aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | |
| Sérgio Freitas Carvalho, Suely Scherer |
| Construção e Utilização de Vídeos Digitais para a Organização de Modelos Mentais durante o Estudo de Sistemas de Equações Lineares | |
| Valdinei Cezar Cardoso, Samuel Rocha de Oliveira |
| Da Formação de Um Grupo à Observação na Escola: desafios e possibilidades da utilização de metodologias diferenciadas | |
| Lucila Cortiano Zotto Albuquerque |
| Tecnologias da Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática do Ensino Básico | |
| Tiago Giorgetti Chinellato |
| Uma Investigação sobre a Mobilização de Conhecimentos Matemáticos no Ensino de Física | |
| Reinaldo Rodrigues Silva, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos | |
| Amanda Fabri Resende |
| Conhecimentos Geométricos e Algébricos a partir da Construção de Fractais com o uso do software Geogebra | |
| Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri |
| A Inclusão do Deficiente Visual no Ensino de Matemática: um estudo das experiências existentes no ensino básico do Estado de São Paulo | |
| Lucas Ramos Lourenço |
| Os Pensamentos Narrativo e Lógico Científico na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental I | |
| Caroline Adjane Fiore, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão |
| O Estudo de Funções com Auxílio de um Ambiente Computacional | |
| Patricia Felipe |
| As narrativas das dinâmicas praxeológicas na construção do conhecimento didático de professores de matemática | |
| Flávio Nazareno Araujo Mesquita, Renato Borges Guerra |
| Tecnologias Digitais e Formação Continuada de Professores de Matemática em EaD: interações em ambientes virtuais de aprendizagem | |
| Agnaldo de Oliveira |
| O Ensino e a Aprendizagem de Epressões Algébricas por Meio de Resolução de Problemas | |
| Andreza Goulart |
| Educação Matemática e Recursos Computacionais: um estudo etnomatemático | |
| Elisângela Isabel Nicaretta |
| Abordagem dos números inteiros na 8a classe à luz da teoria dos registros de representação semiótica:um estudo em escolas da cidade de Quelimane, Moçambique | |
| Geraldo Vernijo Deixa |
| O Diálogo na Educação Matemática a Distância: reflexões sobre o Design Instrucional | |
| José Mário Costa Junior, Rony Claúdio de Oliveira Freitas |
| Contextualização no Ensino da Matemática: uma Análise de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental | |
| Naiara Fonseca de Souza, Marilena Bittar |
| O Ensino de Geometria Plana e Espacial: uma experiência da prática pedagógica de uma professora indígena | |
| Cintia Melo dos Santos |
| Estudo inicial sobre a Formação de Professores de Matemática que atuam em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância | |
| Teresa Cristina Mate Calvo, Rony Cláudio Oliveira Freitas |
| Alunos da Educação Básica Explorando Estratégias Diferenciadas na Resolução de Problemas Matemáticos | |
| Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius |
| A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica | |
| Marcio Bennemann |
| Robótica na Sala de Aula de Matemática: os estudantes aprendem matemática? | |
| Elisa Friedrich Martins |
| As Contribuições da Teoria da Atividade no Ensino de Funções com o uso do Laptop Educacional | |
| Rodrigo Lacerda Carvalho, Marcilia Chagas Barreto |
| Um estudo com professores do Ensino Médio sobre Função Modular por meio de Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica | |
| Helena Tavares de Souza |
| As Operações com Números Naturais e Alunos em Dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental | |
| Natália Coelho Soares |
| Significados e Representações dos Números Racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM | |
| Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Maria Lins Santiago, Marcelo Câmara dos Santos |
| Um Estudo da Apropriação do Software Superlogo por Acadêmicos de um Curso de Pedagogia para o Ensino de Matemática | |
| katiane de moraes Rocha, Marilena Bittar |
| A Regra de Três e o Principio da Proporcionalidade | |
| Denivaldo Pantoja da Silva, Renato Borges Guerra |
| Uso de Role Playing Games como Recurso Didático para Aprendizagem em Matemática | |
| Rodrigo Orestes Feijó |
| Um Estudo das Dissertações Brasileiras que Tratam dos Erros e Dificuldades dos Alunos no Ensino da Álgebra Elementar | |
| Sueli Prazeres Santos |
| Uma Sequência idática Para estudos de Recuperação com o Conteúdo de Frações Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação | |
| Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| Uma Experiência com Corrida de Carrinhos para o Aprendizado no 9º Ano do Ensino Fundamental | |
| Alessandra Fonseca Moreira dos Santos |
| Ensino Aprendizagem do Conceito de Função Através da Metodologia de Resolução de Problemas | |
| Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, Silvanio Andrade |
| Uso e Percepção das Tic por Professores de Ciências e Matemática do Ensino Médio de Escolas Particulares da Cidade de Campinas | |
| Luis Ricardo Sarti |
| Utilizando Problemas Lógicos e Situações Problemas no Ensino de Matemática Via Ambiente de Aprendizagem Virtual. | |
| Eduardo Meliga Pompermayer |
| Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides | |
| Ana Paula Barros |
| Uma Abordagem Investigativa do Pensamento Algébrico em uma Turma 9º ano do Ensino Fundamental | |
| Murillo Preto Cardoso Junior |
| Cenários de Investigação em Probabilidade e Estatística: contribuições para o Desenvolvimento do Senso Crítico de Alunos do 9o ano do Ensino Fundamental | |
| Flávia Márcia Cruz Moreira |
| A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio | |
| Ana Paula Nunes Braz Figueiredo |
| A Geometria no Ensino Fundamental II: utilizando conceitos da Astronomia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem | |
| Marcelo Ferreira Paiva |
| Razão Áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental | |
| Alexandre Souza, Maria do Carmo Vila |
| Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos na sala de aula | |
| Tarcisio Rocha Santos, Paula Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima |
| Contação de Histórias: abrindo possibilidades de expressão | |
| Bruno Henrique Labriola Misse |
| Trigonometria no Triângulo Retângulo: o aluno construindo o conhecimento | |
| Luciano André Carvalho Reis |
| O Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática a Distância: um estudo do Sistema UAB | |
| Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
| Álgebra Linear a Distância para Licenciandos em Química: análise de um Curso Oferecido no Modelo UAB | |
| Wallace Nascimento Pinto |
| O Quiz como Facilitador do Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático e suas Relações com a Motivação dos Estudantes | |
| David Paolini Develly, Maria Alice V. F. de Souza |
| Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio | |
| Renata da Silva Dessbesel |
| Ensino de Aprendizagem de Probabilidade através da Metodologia de Resolução de Problemas | |
| Stefane Layana Gaffuri |
| Professores Polivalentes Desenvolvendo suas Concepções sobre Amostra com o Auxílio do Software TinkerPlots | |
| Maria Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro |
| Aprendendo a Ser Professor: a Organização do Ensino de Matemática através de Atividades Orientadoras de Ensino | |
| Simone Pozebon |
| A Metodologia da Resolução de Problemas e o Ensino de Estatística no Nono Ano do Ensino Fundamental | |
| Glaucia Vargas, Eleni Bisognin |
| Formação para o Ensino da Estatística nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil | |
| Lucicleide Bezerra da Silva |
| As Cores da Estocástica na Infância a Partir da Formação Contínua de Professores que Ensinam Matemática | |
| Debora de Oliveira |
| Estatística e o Tema Transversal Meio Ambiente | |
| Karine Melo |
| Atitudes em Relação à Estatística e sua Influência na Escolha Profissional dos Alunos Concluintes do Ensino Médio | |
| Cristiane Evangelista |
| Recuperação de Conteúdos: uma sequência didática com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação sobre equações de 1º grau | |
| Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| Ensinando e Aprendendo Análise Combinatória através da Leitura e Resolução de Problemas e da Construção de Enunciados | |
| Tereza Raquel Couto de Lima, Dimas Felipe de Miranda |
| Procedimentos de Resolução de Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental em Relação a Problemas de Estruturas Multiplicativas | |
| Mariana Lemes de O. Zaran, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| Matemática nos Anos Iniciais: relatos e reflexões | |
| Maria Angela Minatel |
| Saberes e Competências Necessárias para a Prática Pedagógica Comprometida com a Aprendizagem de Matemática em Tempos de Inclusão: uma experiência de investigação – formação na Amazônia | |
| Salete Maria Chalub Bandeira, Evandro Ghedin |
| Metacognição na Aprendizagem dos Números Racionais: um olhar sobre o livro didático de matemática do 6° ano. | |
| Alexandre Marcelino Lucena |
| Ideias e compreensões essenciais ao ensino-aprendizagem de funções e a resolução de problemas | |
| Ledevande Martins da Silva |
| Os Efeitos da Formação Continuada em Matemática na Prática Docente do Professor das Séries Iniciais | |
| Sueli Fanizzi |
| Programação Linear no Ensino Básico | |
| Tiago Vencato Martins, Luisa Rodriguez Doering |
| A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora | |
| Crislaine Aparecida Ribeiro Salomao |
| O Aluno Surdo, um Cidadão Bilingue: um olhar para a aprendizagem da geometria. | |
| Cristina Polito |
| Marcas da Divisão: um estudo de caso sobre a aprendizagem da operação de divisão no 4º ano do Ensino Fundamental | |
| Michele dos Santos Ferreira |
| Buscando a Formação de Alunos Pesquisadores | |
| Daniela Cristina Schossler |
| O Processo de Leitura e Escrita, Mediado Pela Tecnologia, nas Aulas de Matemática do Ensino Médio | |
| Martha Regina Egea Kleine, Celi Espasandin Lopes |
| Aspectos do Pensamento Algébrico Evidenciados por Estudantes do 6º Ano em Resoluções de Problemas Não Rotineiros | |
| Edilaine Pereira da Silva |
| Estudo do Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando a Formulação de Problemas Matemáticos | |
| Janaína Cardoso Silva |
| O Quadro Valor de Lugar, a Teoria dos Registros de Representações Semióticas e o Sistema de Numeração Decimal: o que sabem os futuros pedagogos? | |
| Renato Carneiro da Siva, Paulo Meireles Barguil |
| A utilização de Jogos no Estudo de Números e Operações no 2º Ano do Ensino Fundamental | |
| Thaís Coelho do Nascimento Silva |
| O dispositivo: Educação de Jovens e Adultos | |
| Simone Moura Queiroz |
| A Atividade de Reflexão no Desenvolvimento Profissional Docente e a Educação Matemática nos Anos Iniciais | |
| Diaine Susara Garcez Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| Função polinomial do 2º grau: uma proposta de abordagem para a conversão entre o registro algébrico e o gráfico | |
| Edmar Fernandes Madeira |
| Um Estudo da Representação de Triângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sob a Luz das Variáveis Didáticas e do Contrato Didático | |
| Amanda Barbosa Silva |
| O Ensino da Geometria para Alunos com Deficiência Visual | |
| Davi Cézar Silva |
| A Matemática na Bibliografia dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1937) | |
| Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva |
| Estado da Arte das Teses e Dissertações Relacionando Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós DCNs para a EJA | |
| Emerson da Silva Ribeiro, Marta Maria Pontin Darsie |
| Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o Caso das Professoras do CLUMAT | |
| Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| Inserindo a Cultura Africana nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG) | |
| Fabiana Pereira Oliveira |
| Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais | |
| Mayara Maia Esteves, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão |
| Explorando a Arte da Cantaria nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto | |
| Dirceu Cenem dos Santos, Ana Cristina Ferreira |
| Primeiros Pensamentos sobre Educação Inclusiva e Educação Matemática: um trabalho colaborativo com professores da Rede Pública de Aroeiras | |
| Andréa Andrade Moura, Abigail Fregni Lins |
| Um Olhar para os Números Inteiros Relativos com Vistas ao Ensino Fundamental I | |
| João Santos |
| Por que Ensinar Geometria nos Anos Inicias do Ensino Fundamental? | |
| Wagner Aguilera Manoel |
| O Efeito Anamorfose e a Educação Matemática: primeiros apontamentos | |
| Liliane Silveira Medeiros, Cláudia Regina Flores |
| Uma engenharia didática para ensino de Combinatória | |
| Ricardo Rodrigues Chilela |
| O Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica | |
| Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros | |
| Mirtes Pereira Souza, Vera Helena Giusti Souza |
| Temas Interdisciplinares para o desenvolvimento do Currículo de Matemática no Ensino Médio | |
| Clarissa de Assis Olgin |
| O Ensino de Adição e Subtração dos Números Naturais: uma análise de livros didáticos dos anos iniciais | |
| Danielly Regina Kaspary dos Anjos, Marilena Bittar |
| Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari | |
| Tania Elisa Seibert |
| Modos de ser educador matemático no espaço hipermídico | |
| Flavio de souza coelho |
| A Práxis Pedagógica de um Professor Deficiente Visual: o ensino de álgebra em um curso de licenciatura em matemática | |
| Paloma Miranda Gonçalves |
| A Resolução de Problemas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: algumas estratégias de ensino | |
| Ana Carolina Faustino |
| Futuros Professores Aprendendo Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
| Laura Pippi Fraga |
| Teoremas-em-Ação Elaborados por Alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre Ângulos | |
| Leonor W. P. Silveira |
| O Background e o Foreground de Alunos Jovens e Adultos de um Curso Técnico Integrado | |
| Alex Jordane |
| A Transposição Didática do Conceito De Função: abordando o processo ensino-aprendizagem dentro de uma visão crítica | |
| Edson Alkimim, MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA |
| O Currículo de Matemática do Ensino Médio Integrado Profissional: produção de sentidos e significados | |
| Anderson Martins Corrêa, Marcio Antonio Silva |
| Construindo Significados para o Logaritmo no Contexto de Modelos Referente aos Abalos Sísmicos | |
| Augusto Venâncio |
| Revisão do Bloco “Explorando Números” por meio de Respostas de Alunos do Proeja-Ifes | |
| André Vicente Salazar |
| Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o ensino médio | |
| Bianca Herreira Capilheira, Luisa Rodriguez Doering |
| Aulas de Matemática e a Integração do Laptop no Ensino da Álgebra | |
| Fernanda Elisbão Silva de Souza |
| A articulação entre os números e as operações, as grandezas e o pensamento geométrico nas Obras dos Acervos Complementares 2010 | |
| Andréa Paula Monteiro de Lima, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
| Diálogo entre as TIC e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de Matemática: função do 1º grau | |
| Elen Priscila Stivam |
| O Grau de Dificuldade das Questões de Matemática nas Provas do ENEM, suas Influências no Currículo do Ensino Médio e sua Importância como meio de Acesso ao Ensino Superior | |
| Márcio Deleprani |
| Considerações sobre o Ensino de Geometria: uma proposta didática com o ambiente LOGO | |
| Flávia de Ávila Pereira |
| Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio | |
| Leonardo Bernardo de Morais |
| Textos Matemáticos: produção de problemas multiplicativos por alunos do 4º ano do ensino fundamental | |
| Josenir Rodrigues Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
| Laboratório de Informática: alegria em tê-lo, desafios e dificuldades em usá-lo | |
| Marconi Coelho Santos, Abigail Fregni Lins |
| Observações sobre a Prática de Alunos Surdos e suas Estratégias ao se Apropriarem de Materiais Didáticos Concretos e/ou Virtuais Voltados para a Aprendizagem da Geometria | |
| Fernanda Bittencourt Menezes Rocha |
| Diferentes Mídias em Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: identificando possibilidades para aprendizagem do Teorema de Pitágoras | |
| Pollyanna Fiorizio Sette, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
| Um Estudo sobre Semelhança com Alunas do 3º Ano do Ensino Médio da Modalidade Normal através do Aplicativo GeoGebra | |
| Juliana Paula Correia, Kátia Maria de Medeiros |
| Investigando o potencial de ambientes virtuais de aprendizagem e Screencasts na aprendizagem de funções de duas ou mais variáveis em cursos de Engenharia a distância | |
| Sandro Salles Gonçalves |
| Educação Matemática e Interdisciplinaridade na UFABC | |
| Eliane Cristina da Silva Nascimento |
| O Lugar do Vídeo no Discurso Multimodal na Sala de Aula Matemática: o Ponto de Vista dos Alunos | |
| Nilton Silveira Domingues |
| O Processo de Apropriação de Conhecimentos Matemáticos por Alunos Cegos: um Estudo de Caso | |
| Osmar Antônio Cerva Filho |
| Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma proposta pedagógica | |
| Anágela Cristina Morete Felix |
| Um Estudo sobre os Déficits de Aprendizagem Matemática dos Alunos Ingressantes no Curso Superior | |
| Wilson de Jesus Masola |
| Os Saberes dos Futuros Professores do Curso de Licenciatura em Matemática em Relação à Geometria Espacial | |
| Eliza Maria Baptistella Lima, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| A Mediação da Tecnologia para a Construção do Conhecimento Matemático acerca de Funções de Várias Variáveis | |
| Fabio Luiz Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
| Ensino Médio: uma análise do currículo de matemática sob a perspectiva ontosemiótica | |
| Luísa Silva Andrade |
| Pensamento Matemático Avançado: um estudo a respeito de transformações lineares | |
| Alessandra Senes Marins |
| Uma Proposta para o Ensino de Função do 1º grau Articulando os Campos Algébrico e Geométrico | |
| Páblo Carcheski de Queiroz, Marilena Bittar |
| Possíveis Contribuições de Objetos de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Geometria | |
| Renata Ercilia Mendes Nifoci, Celina Abar |
| A FORMAÇÃO EM GEOMETRIA EUCLIDIANA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA ESTADUAIS DE SÃO PAULO | |
| Gilmer Jacinto Peres |
| O SuperLogo como Ferramenta para o Ensino de Geometria. | |
| Silvio Brito Marcelino |
| O Relatório de Reflexão Sobre os Erros Cometidos em Prova Escrita de Matemática como Estímulo à Metacognição | |
| André Gustavo Silva |
| Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática | |
| Laís Cristina Viel Gereti |
| O Aluno com Baixo Desempenho e a Avaliação em Matemática: representações e sentidos | |
| Maria Joseane Teixeira |
| Intervenções sobre a própria prática: utilizando o blog como recurso didático em sala de aula de Matemática | |
| Nadia Helena Braga |
| As Diversas Possibilidades de Representações Matemáticas: considerações sobre o seu uso no ensino e na aprendizagem | |
| Mariana Moran Moran Barroso |
| A Expressão no Ciberespaço: experiências vividas com a Matemática | |
| Miliam Juliana Alves Ferreira |
| Visualização em Geometria | |
| Camila Molina Palles |
| Utilizando a Modelagem Matemática no Processo de Ensino para a Aprendizagem de Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental: um estudo sob uma perspectiva sócio-crítica de Educação Matemática | |
| Laércio Conceição Pedrosa Nogueira |
| Construção e Interpretação de Gráficos com o Uso de Softwares no Ensino de Cálculo: trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais | |
| Márcio Augusto Ricaldoni |
| Mapas Conceituais Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral | |
| Naíma Soltau Ferrão, Ana Lúcia Manrique |
| Modelagem Matemática Gráfica: motivação para estudar geometria | |
| Nara Silvia Zukauskas |
| O Papel de um Software em uma Abordagem Pedagógica para Alunos de Biologia: transformando limitações em possibilidades | |
| Débora da Silva Soares |
| Um Panorama da Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: a perspectiva de David Tall | |
| Marcio Vieira Almeida |
| Ensino e Aprendizagem do Cálculo na Engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs | |
| Eloiza Gomes |
| A Participação dos Alunos em “Cenários para Investigação” com Modelagem Matemática: fatores que influenciam a “aceitação do convite” | |
| Neil da Rocha Canedo Jr, Marco Aurélio Kistemann Junior |
| Uma proposta de ensino para o conceito de derivada | |
| Douglas Paes Mação |
| Modelagem Matemática: relatos de professores de matemática do município de Curitiba | |
| Angela Afonsina Souza Barbosa |
| Atividades Investigativas Centradas no Estudo de Funções: exploração de conceitos do Cálculo | |
| Rieuse Lopes Pinto |
| Uma proposta para o ensino de Modelagem Matemática no curso de licenciatura em matemática da UEPB | |
| Érick Macedo Carvalho, Rômulo Marinho do Rêgo |
| Uso de Ferramentas de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Matemática | |
| Luciana Caroline Kilpp Fernandes, Maria Madalena Dullius |
| Concepções Metodológicas para o uso de Jogos Digitais Educacionais nas Práticas Pedagógicas de Matemática no Ensino Fundamental | |
| Cristian Douglas Poeta |
| As Tintas das Práticas Avaliativas de Professores de Matemática em Turmas de Ensino Médio | |
| Célia Maria Espasandin Lopes, Celi Espasandin Lopes |
| Uma Investigação a Respeito dos Enunciados das Questões de Provas de Matemática dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental | |
| Ademir Pereira Junior |
| Episódios da Correção de uma Prova de Matemática | |
| Marco Gonzalez Moraes |
| Desenvolvimento do Perfil Investigador na Formação do Licenciando em Matemática | |
| Celina Amelia Silva |
| Cenários para Investigação Matemática como Atividade: possibilidades de sintonia entre motivo e objeto | |
| Edmilson Minoru Torisu |
| Explicitação e Análise de Conhecimentos Matemáticos | |
| Patrícia Lima Tôrres |
| Implicações da Concepção Prático-utilitarista da Matemática | |
| Evandro dos Santos Paiva Feio |
| A Interação da Modelação com as TIC: uma análise no interesse dos estudantes em aprender matemática | |
| Alexandre Leiria Machado |
| Avaliação e Análise de Erros como Oportunidade de Aprendizagem | |
| Adriana Quimentão Passos |
| Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais em Avaliações Externas | |
| Rosivaldo Severino Santos, Tânia Maria Mendonça Campos |
| Uma Perspectiva Fenomenológica da Educação Matemática no Brasil | |
| Jamur Andre Venturin |
| Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática Sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica | |
| Nilson de Matos Silva |
| Do Paradoxo de Zenão aos Sentidos e Significados de Conceitos Matemáticos | |
| Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Michael Friedrich Otte |
| Um Olhar para o Processo de Matematizar de Alunos do Ensino Fundamental II | |
| Rodrigo Camarinho de Oliveira |
| Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental | |
| Cláudio Roberto Cavalcanti da Fonseca |
| Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação no Ensino de Funções: Considerações Sobre a Pesquisa de Campo Realizada | |
| Neuber Silva Ferreira |
| Uma terapia filosófica da expressão Projeto Minerva: para outros modos de realizar uma revisão de literatura | |
| Thiago Pedro Pinto |
| Prova em Fases e Formação de Professores que Ensinam Matemática | |
| Magna Natalia Marin Pires, Regina Luzia Corio de Buriasco |
| O Método Investigativo Peirceano: uma Possibilidade para a Compreensão e Construção de Conhecimentos Matemáticos | |
| Jesaías Souza |
| Práticas Algébricas no Contexto da Modelagem Matemática: um Olhar Histórico-Cultural | |
| Fabian Balvin |
| Modelagem Matemática e Funções no Ensino Médio: uma proposta de ensino | |
| Marcio Alexandre Siqueira, Marcio Alexandre Siqueira |
| O Letramento Profissional do Professor de Matemática | |
| Jane Carmem Magalhães |
| Educação matemática, Letramentos e Surdez: um Diálogo Necessário | |
| Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho |
| Administração de uma Propriedade Agropecuária: uma proposta de ensino através da modelagem matemática | |
| Thiago Troina Melendez |
| Um projeto de Leibniz: a criação de uma língua universal | |
| Carmen Rosane Pinto Franzon |
| Uma Investigação Sobre o Ensino de Matemática no processo de nacionalização do ensino em São Mateus do Sul, Paraná | |
| Rosane Sousa Staniszewski |
| Histórias sobre a Formação de Professores de Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul | |
| Carla Regina Mariano da Silva |
| A Matemática da Pintura: análise de uma proposta de ensino desenvolvida em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG) | |
| Alessandra Pereira Silva, Ana Cristina Ferreira |
| A Matemática da Pedagogia e as Disciplinas Complementos de Matemática e Estatística Educacional | |
| Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Wagner Rodrigues Valente |
| Reflexões Iniciais Acerca da Circulação das Obras de Dewey e Thorndike e a Educação Matemática | |
| Rafaela Silva Rabelo |
| A Resolução de Problemas na Escola Primária em Tempos de Escolanovismo | |
| Wellington Pereira das Virgens |
| A História da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná: uma trajetória permeada por permanências e rupturas | |
| Marlos Gomes de Albuquerque, José Luiz Magalhães de Freitas |
| A Matemática Moderna e o Ginásio Vocacional “Oswaldo Aranha”: seus agentes e suas relações | |
| Mário Eduardo Marques Fernandes |
| Apropriações do Movimento Escolanovista para o ensino da Matemática em Escolas Normais | |
| Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva |
| A Emergência da Educação Matemática enquanto Campo de Pesquisa Autônomo e Jogos Discursivos Bélicos | |
| Julio Faria Corrêa |
| Simetria de Reflexão: uma situação de aprendizagem colaborativa à distância | |
| Mirella Cysneiros |
| O Ensino dos Números Complexos numa Perspectiva Histórica: de Tartaglia ao Uso das TICs | |
| Cláudia Rosana Caldeira |
| A Formação pelo Método: materiais didáticos para ensinar Matemática na formação do professor do ensino primário em Santa Catarina | |
| Rosangela Kirst Silveira, Claudia Regina Flores, David Antonio da Costa |
| História da Educação Matemática de Mato Grosso: a trajetória do Ensino de Matemática no Município de Juara/MT nas décadas de 70 a 80 do século XX a partir da Escola Estadual Oscar Soares | |
| Reginaldo José Santos |
| Representação Semiótica no Plano Cartesiano: estudo do trânsito entre registros de representações matemáticas | |
| Afranio Austregesilo Thiel |
| O Ensino da Matemática nas Escolas Luteranas no Início da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul | |
| Malcus Cassiano Kuhn |
| Investigando o Ensino da Geometria nos Anos Iniciais da Educação Básica, a Partir de um Processo de Formação Continuada | |
| Maria Elaine dos Santos Soares |
| A Educação Matemática nas Escolas Jesuítas na Região Sul do Brasil nos Séculos XIX e XX | |
| Silvio Luiz Martins Britto |
| A formação cultural do professor de matemática na Universidade Federal de Goiás: um estudo caso em diferentes contextos de formação | |
| Barcelos Souza Barcelos Souza |
| Projetos de Trabalho: uma proposta para o ensino de Matemática | |
| Valmir Ninow |
| Uma Abordagem Histórica das Anomalias e o Desenvolvimento da Compreensão Matemática no Campo da Geometria Não-Euclidiana. | |
| Anna Karla Silva do Nascimento |
| Aliança entre História da Matemática e o Uso de Softwares: levantamento dos trabalhos apresentados em eventos de educação matemática | |
| José Damião Souza de Oliveira |
| A Geometria do Curso Primário e a Pedagogia da Escola Ativa | |
| Claudia Regina Boen Frizzarini |
| Geometria: identificando as vertentes norteadoras das práticas no Ensino Fundamental | |
| Vanderlei Adriano Petry |
| Leitura, Interpretação e a Resolução de Problemas em Matemática no Contexto do Exame Nacional do Ensino Médio | |
| Vânia Gomes da Silva Ribeiro |
| A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos | |
| Lucas Vanini |
| Grandeza Tempo: convergência entre Atividades de Livros Didáticos para Alfabetização Matemática e Documentos Curriculares Oficiais Brasileiros | |
| Julia Calheiros Cartela de Araujo, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
| O uso de Atividades com-Calculadora-HP50g na Produção do Conhecimento Matemático | |
| Madalena da Rocha Pietzsch, Mauricio Rosa |
| Instrumentos Virtuais de Desenho e a Argumentação em Geometria | |
| Fábio Luiz Fontes Martins |
| As Práticas de Ensino de Matemática da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro: narrativas e crônicas das experiências de gestores e professores de Matemática no período de 1986 a 2006 | |
| Edna Sakon Banin |
| Sobre a Produção de Significados dos Alunos do Curso de Administração na Disciplina Matemática Financeira | |
| Dejair Frank Barroso |
| Aprendizagem Significativa de Equações do 1o Grau: um estudo de caso com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental | |
| Viviane Beatriz Hummes |
| Delineamento da pesquisa: professores do Ensino Fundamental - multiplicação e divisão de números racionais. | |
| Mariana Campioni Morone Cardoso |
| Formação de Professores dos Anos Iniciais: (re)construção de conceitos de geometria plana com o software Klogo | |
| Luana Quadrini, Suely Scherer |
| Conhecimento Profissional Docente: o caso das estruturas multiplicativas | |
| Edvonete de Souza Alencar |
| Aulas de Matemática: e o comprometimento do aluno? | |
| Lenice Mirandola da Rocha |
| Os trabalhos nos Encontros Nacionais de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e Educação Ambiental no Período de 2001-2010 | |
| Wilson Santana Cunha |
| Estilos de Aprendizagem e Materiais Didáticos nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: novas perspectivas de ensino | |
| Isaías Pessoa Silva |
| Conhecimento Profissional Docente Sobre o Campo Aditivo: uma investigação em um processo formativo | |
| Valdir Amancio Valdir, Angelica da Fontoura Garcia Silva |
| Concepções de Professores Formadores sobre o Uso da História da Matemática nos Cursos de Formação de Professores de Matemática | |
| Alexsandro Coelho Alencar, Rômulo Marinho do Rêgo |
| Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático | |
| Dierson Dierson Carvalho |
| A criação de alegorias de carnaval: das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição | |
| Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| Modelagem Matemática Gráfica: estímulo ao senso criativo de estudantes do Ensino Fundamental | |
| Elisa Maria Almeida Brites |
| Educação Estatística na Formação Profissional do Professor de Matemática na Universidade | |
| Márcia Rodrigues Luiz da Silva |
| História da Matemática como Instrumento Didático para Aprendizagem do Conceito da Grandeza e de Medida de Área no Quinto Ano do Ensino Fundamental | |
| Edilene Simões Costa Dos Santos |
| As práticas de si no contexto da Educação Matemática | |
| Michela Tuchapesk da Silva Tuchapesk |
| Formação dos Professores de Licenciatura em Matemática da UFGD : um olhar a partir da historiografia | |
| Cintia Togura Faoro |
| Design Instrucional de um Aplicativo para a M-Learning no contexto da Educação Matemática: o processo | |
| Fabiana Alves Diniz de Moura, Maurício Rosa |
| Matemática no Ensino Médio e o Novo ENEM: estudo em escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR | |
| José Augusto Ximenes Neto, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-consumidores | |
| Marco Aurélio Kistemann |