Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar
Danielli Ferreira Silva

Última alteração: 23-11-2012

Resumo


A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de iniciação a docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos, da área de Matemática. Para isso, temos como questões norteadoras: (1) Como foi o processo de iniciação a docência na visão dos egressos do PIBID/UFSCar em inicio de carreira docente? (2) Quais as percepções e desafios enfrentados pelos egressos? Partimos de alguns pressupostos teóricos das aprendizagens docentes, e em especial, da fase inicial da carreira. Para reconhecimento do cenário, serão utilizados documentos, projetos e publicações e para coleta de dados optou-se por três etapas. A primeira, o mapeamento dos bolsistas que participaram do programa e encaminhamento de um questionário inicial. A segunda será a análise dos escritos reflexivos (portfólios) dos egressos que estão em início de carreira, a fim de identificar e evidenciar as principais atividades desenvolvidas no PIBID e as aprendizagens significativas que estes reconhecem na sua atuação no programa. Na última etapa, entrevistas com os professores egressos a fim de compreender as percepções sobre o processo de formação, de entrada na profissão e perspectivas futuras.


Texto completo: PDF