Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
Simulação Virtual das Propriedades das Parábolas como Estratégia Didática na Formação de Professores
Vinicius Carvalho Beck, Liane Blank Schneider, Deiviti Gustavo Moreira de Candia

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


No presente resumo é apresentado parte de um estudo mais amplo, realizado durante a execução do projeto de pesquisa Cybercurrículo, desenvolvido no IFSUL (Campus Pelotas – Visconde da Graça), no qual pretendia-se estabelecer e discutir relações entre novas tecnologias digitais e as habilidades previstas no currículo oficial, com foco na BNCC. O recorte que escolhemos para apresentar neste trabalho é referente à análise do simulador Gráfico das Quadráticas, que pode ser acessado no ambiente PhET (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). Após análise, constatamos que este simulador possui grande potencial para desenvolver a habilidade EM13MAT302 da BNCC do Ensino Médio (Resolver e elaborar problemas cujos modelos são as funções polinomiais de 1º e 2º graus, em contextos diversos, incluindo ou não tecnologias digitais), pois através dele é possível abordar conceitos qualitativos das funções polinomiais de 2º grau, tais como reflexão, amplitude, período, imagem e domínio. O simulador Gráfico das Quadráticas mostra que, através das mudanças de parâmetros das funções de 2º grau, ocorrem alterações de comportamento no gráfico, podendo assim ser possível observar vários tipos de modificações, como a translação e a reflexão. Pode-se também mover o gráfico manualmente, através de controles, movimentando seu vértice, gerando uma nova função. Esses controles permitem ao usuário realizar experimentos numéricos, favorecendo atividades que envolvam mais mediação, e menos exposição. Sendo assim, o simulador Gráfico das Quadráticas do PhET possui grande potencial para ser usado como estratégia didática no entendimento de várias propriedades das parábolas. Por isso, indicamos tal ferramenta para ser estudada e considerada como estratégia didática em cursos de formação de professores.


Texto completo: PDF