Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
Adaptações curriculares em Matemática para uma aluna com Síndrome de Jacobsen
Ana Paula de Souza Colling, Marlise Geller

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Este artigo é um recorte da tese de doutorado “****”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (****) da ****/****, com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Jacobsen na perspectiva da educação matemática. A principal participante da pesquisa é uma aluna diagnosticada com Síndrome de Jacobsen, uma síndrome rara e com limitações no que se refere a aprendizagem. A metodologia consiste em um estudo de caso envolvendo a trajetória escolar da aluna, da Escola Inclusiva à Escola Especial e, neste recorte, apresentamos os resultados e análises referentes as adaptações curriculares realizadas no 5ºano do Ensino Fundamental, em duas escolas inclusivas, relacionados a construção de conceitos matemáticos. Os resultados obtidos apontam para a dificuldade de realização de adaptações curriculares devido à falta de conhecimentos prévios da aluna, decorrentes de limitações de aprendizagem, entre elas o transtorno de déficit de atenção e a deficiência intelectual, destacando a importância da formação de professores para o trabalho com alunos com deficiência nas salas de aula inclusivas em nosso país.

 


Texto completo: PDF