Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO MÉDIO
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


A Criptografia garante a seguridade e privacidade das informações transmitidas entre indivíduos e, atualmente, está presente em várias áreas, como recursos humanos, compra e vendas via internet, registros financeiros, redes sociais e entre outras. Os documentos curriculares brasileiros salientam a importância de abordar os conteúdos matemáticos de forma contextualizada, por meio de Temas Contemporâneos Transversais, visto que possibilitam a formação integral dos estudantes para atuar na sociedade. Para subsidiar o trabalho com o tema Criptografia e o conteúdo de matrizes apoiou-se no trabalho de Olgin (2015) e em documentos oficiais brasileiros. O objetivo desse artigo é discutir sobre o tema Criptografia e sua importância para o desenvolvimento de atividades contextualizadas por meio do mesmo, no Currículo de Matemática. A metodologia desse trabalho foi a pesquisa qualitativa que por meio de uma análise descritiva buscou-se compreender e descrever os dados dando significado ao objeto de estudo. Como resultado, se tem a apresentação de atividades didáticas para o desenvolvimento do conteúdo de matrizes aliado ao tema Criptografia, com o uso de planilhas eletrônicas.

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