Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À BNCC
Miriam Ferrazza Heck, Carmen Tereza Kaiber

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Apresenta-se, neste artigo, uma análise dos referenciais curriculares de Matemática dos municípios de Ijuí, Panambi, Catuípe e Jóia/ RS, no que se refere à abordagem dos conhecimentos geométricos que estão sendo propostos nos anos finais do Ensino Fundamental, frente ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Esta análise é parte integrante de uma pesquisa que está em andamento, em nível de doutorado, e que tem como objetivo investigar possibilidades da constituição de um currículo para a Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, na região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação/ RS, tomando como referência o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Os pressupostos metodológicos da análise tomam como suporte os elementos da análise textual discursiva. Resultados apontam que a Geometria se faz presente ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental e a análise permitiu perceber que os referenciais curriculares dos municípios ainda seguem os pressupostos estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise identificou, também, a existência de similaridades dos conhecimentos geométricos estabelecidos entre os referenciais curriculares municipais, ao mesmo tempo que indicou diferenças em relação as propostas curriculares da BNCC. Por fim, salienta-se que as Secretarias Municipais de Educação encontram-se em processo de avaliação e reestruturação de suas propostas curriculares a fim de adequar-se as exigências da BNCC.


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