Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Este texto contempla resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, em desenvolvimento, com o objetivo de identificar e discutir a presença da Educação Financeira em Cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Um dos objetivos específicos da referida pesquisa é identificar as disciplinas obrigatórias relacionadas a Educação Financeira presentes na grade curricular atualizada dos cursos de Licenciatura em Matemática da Unesp. Para tanto, apresentamos uma ampliação das análises iniciais relatadas no XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática e objetivamos discutir como a Educação Financeira está inserida na formação inicial de licenciandos em Matemática, graduandos da Unesp, em suas seis unidades: Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto. Além de considerarmos produções nacionais sobre a temática e, principalmente, os apontamentos da Educação Financeira Escolar, assumimos como principal referencial teórico a Educação Matemática Crítica. Por meio de uma análise documental qualitativa dos projetos político pedagógicos dos cursos e dos planos de ensino das disciplinas, observamos a presença de relações explícitas com Educação Financeira em três dos seis cursos explorados. Assim, esperamos que os estudos sobre Educação Financeira no Ensino Superior sejam ampliados, principalmente na formação de futuros professores de Matemática.

Texto completo: PDF