Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE AS “GRADES E TRANCAS” QUE TENSIONAM OS CURRÍCULOS NA EJA
FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS, JÚLIO CÉSAR DE MOURA DIAS

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 31-05-2021

Resumo


O presente artigo é um relato de experiência sobre a proposta e a implementação do curso de extensão “Educação de Jovens e Adultos: saberes, currículos e práticas pedagógicas em Matemática”, entre os anos 2019 e 2020, voltado à formação continuada de docentes que lecionam na EJA e de profissionais da área da Educação. Os objetivos centrais do curso e deste relato envolvem o aprofundamento de estudos sobre questões curriculares e práticas pedagógicas matemáticas no campo da EJA, e a melhor compreensão dos saberes dos estudantes da EJA como parte da construção curricular. Destacamos relatos obtidos em dois módulos do curso, o primeiro que se relaciona às discussões a respeito de práticas curriculares, e o segundo às análises desenvolvidas sobre uma produção audiovisual sobre o ambiente escolar. Dentre os resultados, a percepção de que as perspectivas de currículo para a EJA devem ultrapassar o sentido deste como uma lista de conteúdos, e ainda, que as propostas curriculares devem estar moldadas em ideais emancipatórios, e menos homogeneizantes.


Texto completo: PDF