Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
Recursos Didáticos para um ambiente inovador de aprendizagem em educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
Elen Klimeck Brauner, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Este artigo é um recorte da dissertação Ambientes Inovadores de Aprendizagem em Educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental no âmbito do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem como objetivo a implementação de um ambiente inovador de aprendizagem em uma escola municipal de Canoas. Este ambiente será composto de recursos didáticos, jogos, curiosidades, desafios para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa está em andamento e encontra-se na fase de classificação dos recursos didáticos investigados e desenvolvidos.  A próxima etapa é a fase de implementação do ambiente inovador de aprendizagem. Apresenta-se, também neste artigo, exemplos dos recursos didáticos desenvolvidos, classificados de acordo com seu tipo de recurso.

Palavras-chave: Educação Matemática; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ambientes Inovadores de Aprendizagem; Recursos didáticos.


Texto completo: PDF