Histórico

Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

O Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM) é um evento promovido pelo Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática (GT3) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

O 1º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática realizado nos dias 04 e 05 de junho de 2004, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM – realizou seu I “I FÓRUM NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, NO BRASIL”, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Marquês de Paranaguá, com a presença de cerca de 120 associados da SBEM, em especial de representantes das Diretorias Regionais que promoveram Fóruns Regionais sobre o tema, no período de março a maio de 2004 e que trouxeram suas contribuições para o Fórum Nacional. Participaram do Fórum, membros da Diretoria Nacional Executiva - DNE, representantes das Diretorias Regionais, professores de Matemática e formadores de professores de Matemática.

O 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática foi promovido entre os dias 03 e 04 de novembro de 2013. O Grupo Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores (DCMFP), juntamente com a CAPES, FAPESP e o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP, nos dias 3 e 4 de novembro de 2013 promoveu o 2º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: PESQUISAS E POLITICAS PUBLICAS, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Marquês de Paranaguá.

O 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática foi realizado entre os dias 22 e 25 de abril de 2015. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM – realizou seu “III FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA”, na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Ilha Solteira. Participaram do Fórum, membros da Diretoria Nacional Executiva - DNE, representantes das Diretorias Regionais, professores de Matemática e formadores de professores de Matemática.

O 4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM) foi realizado nos dias 03, 04 e 05 de agosto de 2017 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), em São Paulo. Este evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática (GT3) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME) da FEUSP, com auxílio financeiro do CNPq.

O 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM) será realizado na Universidade Luterana do Brasil nos dia 13, 14 e 15 de maio de 2020.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .