Eventos ULBRA, III JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS” (UNIDADE 2: CONSTRUÇÃO DE QUESTÃO E HIPÓTESE NO CONTEXTO DA SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS)
Flavia Tavane Soares, Jênifer Medeiros, Letícia Fantinell, Sabrina Barreto, Solange Machado Guimarães, Martha Waltermann

Última alteração: 12-11-2018

Resumo


Para entendermos a construção de questão e hipótese no contexto da saúde baseada em evidência, inicialmente buscamos entender a importância da construção de uma questão clínica. Essa se inicia na associação de ideias, fazendo a relação do problema e questão, diagnósticos e tipo de paciente. A decisão é iniciada com a formulação da questão clínica, buscando refletir sobre a situação clínica real e os benefícios que acarretará para os pacientes e profissionais. As questões bem formuladas devem conter: informações sobre o paciente, exposição (um tratamento, um diagnóstico ou um agente de risco), e um desfecho clínico de interesse, sendo variáveis a serem estudadas, como por exemplo: doença, cura, melhora da qualidade de vida, morte ou limitação. As questões quando elaboradas podem ser formuladas, reformuladas e novamente construídas para facilitar averiguação da informação. Percebemos que o processo de saúde baseada em evidências se inicia pela formulação de uma questão clínica, sendo que para se desenvolver uma pesquisa iniciamos com uma pergunta. Nesse processo de busca pela qualidade científica da pergunta, se procedem quatro itens fundamentais: 1) situação clínica (qual é a doença); 2) intervenção (qual é o tratamento de interesse a ser testado); 3) grupo controle (placebo, nenhuma intervenção ou outra intervenção); e 4) ​desfecho clínico. Sendo a questão a ser identificada por três elementos PPR: problema (P), o fator de predição ou preditor (P) e o resultado (R). O fator preditor de resultado pode ser uma intervenção, visando o diagnóstico. A partir do reconhecimento da dúvida ou problema é possível se formular uma pergunta clínica adequada, pesquisando artigos relevantes, avaliando a literatura que se tem relevância na pergunta desenvolvida e na questão clínica analisada. Desse modo, observamos que quanto mais abordarmos situações usuais de aplicação prática e imediata, as questões clínicas surgem e a nossa atuação se adquire ao conhecimento, às experiências vividas e principalmente às propostas de melhorias de uma equipe de profissionais. Apesar da existência de estratégias pré-estabelecidas para realização de pesquisas e da busca constante dos profissionais por evidências que sanem as suas dúvidas, ainda há muitas limitações para o atendimento ideal; na prática clínica, nem sempre se está totalmente respaldado pela ciência. O livro traz como necessidade uma melhora na qualidade das pesquisas clínicas, para que essas sejam mais fidedignas e viáveis na prática clínica.

PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa, Prática baseada em evidência.

 

¹Residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso.ULBRA

²Docente do Curso de enfermagem da ULBRA.Coordenador da Residência Multiprofissional em Sáude do Adulto e Idoso.ULBRA

REFERÊNCIAS

Bos.P.L. Saúde Baseada em Evidências    .nucleoead.com.br/pdf/Livro_SaudeBaseadaemEvidencias.pdf