Eventos ULBRA, III JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DA BIOMEDICINA E DO SERVIÇO SOCIAL COM PACIENTES ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA PARA TRATAMENTO DE OBESIDADE MÓRBIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Antoninho Teixeira Júnior, Flávia Tavane Soares, Ilizabete Neuza Casonatto, Lísia Alves Schulz

Última alteração: 12-11-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença multifatorial relacionada a diversos aspectos (genéticos, comportamentais e socioambientais) que tem se mostrado um problema de saúde pública especialmente em virtude da sobrecarga ao sistema público de saúde no âmbito do tratamento do excesso de peso e das doenças ligadas a ela. A obesidade mórbida ou severa é acompanhada de uma série de complicações que comprometem a saúde de maneira geral e põe em risco a vida do indivíduo, necessitando de uma equipe multiprofissional que atenda às mais variadas e complexas demandas que os pacientes exibem. OBJETIVO: Relatar a experiência de um biomédico e de uma assistente social residentes no atendimento a pacientes acompanhados no centro integrado de tratamento de obesidade mórbida (CITOM). METODOLOGIA: Relato de experiências em um programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso de um hospital geral da região metropolitana de Porto Alegre/RS tendo como enfoque a participação do Serviço Social e da Biomedicina no CITOM. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A multiprofissional dessas duas profissões surge de um respeito mútuo e de valorização dos saberes das diferentes áreas. O serviço social busca a desconstrução da representação social da obesidade, centrando-se na não individualização e na não culpabilização do obeso, levando em conta as causas hormonais, genéticas, culturais e sociais. Incentivando o respeito à diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças. A biomedicina atua fortemente no âmbito da promoção e da educação em saúde dos pacientes pré e pós-operatórios, especialmente no âmbito do diagnóstico laboratorial considerando as diferentes causas da doença, levando em consideração as variáveis clínico-laboratoriais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Vista a alta complexidade dos pacientes atendidos no serviço, a atuação multiprofissional que contempla as mais diversas profissões é de grande valia para se atingir a integralidade e a garantia do cuidado.

 

PALAVRAS-CHAVE:Obesidade;Multiprofissional;Cirurgia bariátrica.

 

1 Biomédico Residente em Saúde do Adulto e Idoso, Hospital Universitário de Canoas.

2 Assistente Social Residente em Saúde do Adulto e Idoso, Hospital Universitário de Canoas.

3Assistente Social coordenadora da equipe de Serviço Social, especialista em gestão em saúde, Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso.

4Biomédica Responsável Técnica, especialista em análises clínicas e toxicológicas, Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso.