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A DIVERSIDADE CULTURAL NO REFORÇO ESCOLAR VISANDO AVALIAÇÕES GOVERNAMENTAIS (PROVINHA BRASIL)
Beatriz Brasil Brasil Rebelo, Gabriela Machado Borgtte

Prédio: Prédio 11
Sala: 213
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 23-06-2016

Resumo


RESUMO

 

O presente trabalho vem relatar os procedimentos teóricos e metodológicos aplicados durante a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Guaíba. Durante as observações na escola, juntamente com o estudo e conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) e nas reuniões com a Supervisora e Direção nos foram dirigidas as turmas de 3º ano. Tendo como objetivo abordar a pluralidade cultural junto do reforço escolar, fazendo com que os educandos estivessem aptos a realizar o exame governamental provinha Brasil. A metodologia desenvolvida foi com base nas orientações com a coordenadora de área e a Supervisora pedagógica da escola que solicitou que se trabalhasse com jogos de alfabetização e letramento, o reforço escolar tendo em vista que as crianças apresentam dificuldades na aprendizagem. Sendo assim, foi fundamental, as observações, conversas e planejamento com as titulares de cada turma e a supervisora da escola, buscando a melhor maneira de como realizar as atividades propostas. Através deste projeto buscamos a melhor forma de expressar nossas experiências adquiridas no decorrer do tempo.

Palavras-chave: Diversidade Cultural, Reforço escolar e provinha Brasil.


Palavras-chave


Diversidade Cultural, Reforço escolar e provinha Brasil.

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