Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
Debate como ferramenta de ensino e no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos
bartolomeu Pothin

Prédio: Prédio 11
Sala: 213
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 21-08-2015

Resumo


 

O DEBATE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS.

Bartolomeu Pothin Acadêmico e Bolsista do PIBID/ BIOLOGIA - Cachoeira do Sul

bartopothin@hotmail.com

Volni Sergio Oestreich Acadêmico e Bolsista do PIBID/ BIOLOGIA - Cachoeira do Sul

volnisergio@hotmail.com

Dilma Terezinha de Morais Machado

- Professor Orientador

 

Resumo

O conteúdo do presente artigo é baseado em uma atividade desenvolvida dentro do programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil - Cachoeira do Sul e foi realizado com alunos do nono ano da E. M. E F. M. Carvalho Portella na cidade de Cachoeira do Sul. Tem como tema o uso do debate como ferramenta de ensino e desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos e justifica-se pela dificuldade apresentada pelos mesmos em defender suas ideias baseadas em argumentos sólidos; tem como objetivo principal desenvolver o senso crítico e a capacidade de argumentar e contra argumentar em defesa de seus pontos de vista, através de um debate realizado em sala de aula onde os temas debatidos foram às principais fontes de energia elétrica utilizadas no Brasil, e seus impactos ambientais. Para tanto os alunos tiveram palestras onde foram explicados os conceitos de energia elétrica e fontes de geração como termoelétricas, termonuclear, e hidroelétricas e depois de divididos em grupos lhes foi apresentado o problema - precisamos de mais energia elétrica, e coube a cada grupo apresentar projetos para escolha da fonte de energia que seria usada para suprir a demanda. A atividade desenvolvida apresentou resultados satisfatórios, visto o interesse que os alunos demonstraram nas pesquisas que realizaram e nos argumentos por eles utilizados durante o debate e podemos concluir que se despertarmos a curiosidade dos alunos e ministrarmos aulas de forma criativa podem tornar o ensino de ciências interessante e atrativo aos alunos.

Palavras Chaves: Debate, energias, argumentos.

 


Palavras-chave


Debate, energias, argumentos.