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A INFLUÊNCIA DE MITOS DO SENSO COMUM SOBRE A MORTE DE ANIMAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Leandro Ramos Duarte, Eliane Fraga da Silveira, Viviane de Lima Cezar, Fernanda Storck, Carla Silva Gonçalves, Lucilene Pereira

Prédio: Prédio 11
Sala: 231
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


A educação ambiental é um tema de grande relevância, destacando-se nesta temática a importância da preservação de todos os seres vivos. Este tema deve ser discutido desde o Ensino Básico, destacando a importância de todas as formas de vida como imprescritível para o equilíbrio ambiental. Este estudo objetiva verificar como os alunos estão influenciados a matar animais ligados aos mitos do senso comum. Um questionário semiestruturado foi aplicado pelos bolsistas do PIBID em 36 alunos do 5° ano na escola E.M.E.F. Prefeito Edgar Fontoura, Canoas, RS, sobre animais e mitos de senso comum, como: mariposa, sapo, aranha, louva-a-deus e cobra. As questões foram “se matariam ou não esses animais” e a justificativa. Após uma aula expositiva e um debate sobre mitos e verdades destes animais, um segundo questionário foi aplicado. Na análise do 1° questionário todos os animais seriam mortos, sendo o louva-a-deus o menor resultado com 36% de mortes e a aranha com 71% de mortes, o maior. As justificativas para matar os animais são: medo, nojo e periculosidade. Nos resultados do 2° questionário, as opiniões que mais diferiram foram sobre as aranhas e cobras, sendo que 46% dos alunos após o estudo e esclarecimento sobre os mitos, não matariam mais nenhum destes animais. Este resultado reflete a necessidade de trabalhar sobre os mitos dos animais na Educação, principalmente nas séries iniciais, como uma medida preventiva para a formação de adolescentes e adultos conscientes, tornando-se cidadãos adultos comprometidos com o meio ambiente do qual estão inseridos.

Palavras-chave


Zoologia; Preservação animal; Mitos; Educação ambiental