Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

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Corpo e mente em movimento
Jéssica Suyan Ribeiro de Vargas, Adriana Moraes Jacques, Édila Plate da Silva, Rosangela Silva da Silva

Prédio: Prédio 11
Sala: 213
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 04-09-2015

Resumo


Este trabalho cuja temática refere-se à corporeidade na educação infantil, compreende práticas realizadas no subprojeto PIBID do Curso de Pedagogia na ULBRA - Cachoeira do Sul. A escolha do tema foi motivada pela necessidade observada em sala de aula, em que os alunos participaram de várias atividades nas quais utilizavam o corpo e a mente, como ginásticas historiadas, cantigas de roda com encenações, atividades com música envolvendo dança, entre outras. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a Corporeidade na Educação Infantil, onde a percepção e a compreensão do próprio corpo são essenciais nessa etapa de escolarização. Para entendermos a corporeidade precisamos compreender que a criança é estimulada desde seu nascimento a interagir através de seu corpo. A criança, por meio das experiências e informações que recebe do meio em que vive registra em sua mente e se expressa através de seu corpo, torna-se construtora de seu próprio desenvolvimento, pois dá, por meio dos novos planos de ação, significados às suas vivências. O professor deve estar atualizado e deve se posicionar de forma adequada, assim sendo, não basta que o professor apenas observe, mas sim proporcione atividades modificadas para que sua prática se concretize, transformando verdadeiramente o aprendizado dentro da sala de aula. O elemento principal na mediação do processo ensino e aprendizagem é o professor, este deve favorecer as relações de troca e aperfeiçoamento de conhecimento, bem como realizar atividades em que os alunos aprendam a cooperar mutuamente e a desenvolver reflexão crítica.


Palavras-chave


Corporeidade, Educação infantil, Práticas.