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A IMPORTÂNCIA DE SER BOLSISTA PIBID COMO FORMA DE FORTALER OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
ELI JUNIOR CAMARGO NÁGERA

Prédio: Prédio 11
Sala: 105
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 25-08-2015

Resumo


Resumo

O presente trabalho objetiva correlacionar a experiência do Estágios Curriculares Supervisionados, integrante da matriz curricular do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), salientando a importância da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como ferramenta da construção do profissional professor melhor qualificado. Pois a possibilidade de vivenciar a realidade escolar através do PIBID antes dos Estágios Curriculares Supervisionados permite uma integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, exercendo assim, relação entre teoria e prática, o que influencia diretamente em melhores resultados no desenvolvimento dos Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física. A metodologia utilizada no trabalho é a quanti-qualitativa, através da revisão bibliográfica e aplicação de um instrumento de pesquisa, através da abordagem descritiva e do método indutivo. Desta maneira foi possível fortalecer a certeza da importância deste programa de bolsas para a formação docente qualificada.

Palavras Chaves: Educação Física; Estagio Curricular; Formação Docente; PIBID.

 

INTRODUÇÃO:

A insegurança por parte dos professores e futuros professores, na maioria das vezes se da pela falta de experiência, uma vez que o contato frente ao aluno é dado somente a partir dos Estágios Curriculares Supervisionados, os quais na maioria das vezes não são suficientes para preparar devidamente o acadêmico para a futura profissão. Portanto os estágios podem ser a melhor experiência de toda a graduação ou pelo contrário.

“O estágio supervisionado permite ao aluno estagiário aplicar todo seu conhecimento em prol do bem social, do desenvolvimento da comunidade escolar e do próprio enriquecimento acadêmico e profissional” (PAIVA; OLIVEIRA; ANJOS, 2012, p. 1). Por isso, estar na escola e constituir-se parte dela é extremamente enriquecedor frente às experiências vividas durante a graduação.

A capacidade do acadêmico lidar com diferentes situações só se da pela complexidade da cultura escolar, a qual tem o poder de transformar a vida de sujeitos que estejam comprometidos na busca do conhecimento e aproveitamento das experiências. Pois é através do dia-a-dia escolar, que o professor qualifica sua prática pedagógica, podendo assim fortalecer a escolha da profissão.

O PIBID tem como um de seus objetivos antecipar o contato frente ao educando, permitindo que o acadêmico possa vivenciar a práxis pedagógica em escolas públicas de Educação Básica desde o momento inicial da sua graduação. Essa oportunidade é de suma importância para sua formação, pois, ela permite a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, exercendo assim maiores relações entre teoria e prática, proporcionando então, experiências ricas que serão fundamentais no momento do desenvolvimento dos Estágios Curriculares Supervisionados.

Em vista disso, o presente trabalho objetivo correlacionar as experiências dos Estágios Curriculares Supervisionados, integrante da matriz curricular do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), salientando a importância da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como ferramenta da construção do profissional professor qualificado.

 

METODOLOGIA:

Inicialmente houve uma pesquisa bibliográfica sobre temas que respondessem ao objetivo principal deste trabalho, a partir da reflexão sobre a questão da importância que o PIBID propiciou no decorrer dos estágios.

Em seguida se foi feita uma coleta de dados, junto à treze, dos quinze bolsistas participantes do subprojeto PIBID/ULBRA – Polo de Santa Maria, que responderam a um questionário constituído por perguntas abertas, buscando obter respostas sobre como estes percebem o PIBID e o estágio.

Após, as respostas foram quantificadas e tabuladas na forma de gráficos, para que assim, fosse possível uma visão clara dos resultados da experiência, em seguida as conclusões foram feitas.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

O levantamento das informações envolveu a aplicação de instrumento de pesquisa, acerca de aspectos relacionados à temática central como: experiências vivenciadas por bolsistas do PIBID durante ou antes dos Estágios Curriculares Supervisionados do curso de Educação Física.

Ao serem indagados em qual semestre da graduação iniciaram no PIBID, 8% dos bolsistas responderam no 4º semestre, sendo eles os que mais custaram a entrar no programa entre os participantes.

Figura 01: Em qual semestre da graduação iniciou no PIBID?

 

Este resultado nos leva a entender que a grande maioria dos bolsistas, começaram a fazer parte do programa logo nos primeiros semestres de graduação.

Quando indagados, se já realizaram Estágios Curriculares Supervisionados antes ou depois de ter participado do PIBID, 38% responderam que sim. Então quando questionados sobre as contribuições do programa no desenvolvimento do estágio estes estudantes pontuaram: segurança nas atividades desenvolvidas, vivência de novas experiências, organização e planejamento das aulas (figura 02).

 

 

 

 

 

 

Figura 02: Em que o PIBID contribuiu para o desenvolvimento do seu estágio?

 

Sobre os principais pontos positivos do PIBID, 54% dos graduandos que participam do PIBID e já realizaram estágios, responderam que o programa possibilita experiência durante a formação profissional. “Experiência para Dewey, é a interação da criatura viva com as condições que a rodeiam. Aspectos e elementos do eu e do mundo qualificam a experiência com emoções e ideias” (BARBOSA, 1998, p. 21).

Figura 03: Os principais pontos positivos do PIBID?

 

Perguntados se após formados pretendem seguir na profissão docente, 84% falaram que sim.

Figura 04: Após formado pretende seguir na profissão docente?

 

O que nos leva a entender que a maioria dos bolsistas participantes do grupo tem uma maior aceitação quanto a vocação profissional.

 

CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Em vista de tudo que foi exposto durante estudo, é possível observarmos que os acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/ULBRA – Polo de Santa Maria estão se construindo profissionais que integram teoria e prática, constituindo uma formação educativa ampla, com caráter transversal e inovador, compreendendo a educação formal, não formal e informal, uma vez que os mesmos estão tento a oportunidade de vivenciar à pratica docente desde o início de sua graduação o que acarreta em múltiplas experiências – positivas e negativas  –  que serão/são de grande valia no desenvolvimento dos estágios obrigatórios.

 

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

PAIVA, Bruno Rafael Barreiros de; OLIVEIRA, Francisco Assis da Luz; ANJOS, Francisco

Weber dos. Contribuições do estágio supervisionado para as atividades do PIBID. Encontros Universitários da UFCA, n. 4, 2012. Disponível em:

<http://encontros.cariri.ufc.br/index.php/eu/eu2012/paper/view File/1493/963>. Acesso em:

agosto de 2015.


Palavras-chave


Educação Física; Pibid; Formação docente