Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA ULBRA – PERFIL DO VISITANTE, UMA ABORDAGEM PRELIMINAR
Alexandre Uarth Christoff, Lucas Machado Silveira, Viviane Brentano Pacheco

Última alteração: 02-09-2016

Resumo


O Museus de Ciências Naturais da ULBRA (MCNU) atua desde o ano de 2000, com duas exposições permanentes, que recebe visitas de escola públicas (municipais e estaduais) e privadas ou mesmo de cursos de graduação. Considerando a atuação de um museu, uma de suas ações educativas refere-se à potencialidade de despertar o visitante para determinados temas e submetê-los à discussão. Sofka ressalta que os objetivos atuais da pesquisa museológica são propiciar aos curadores atuais e futuros todo o conhecimento necessário sobre o próprio museu. Um dos métodos de avaliação museológica mais empregado na atualidade é o questionário, conforme dito por Diamond. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as opiniões dos visitantes sobre a relevância de visitar um museu. Foram aplicados questionários com questões referentes às exposições do MCNU e vivência em museus como um todo. Os questionários são aplicados durante visitações agendadas, mediante devida autorização do professor responsável, e com visitantes espontâneos abordados durante a visita. Os resultados nos apontam que a maioria dos visitantes do MCNU (45%) não visitam museus com periodicidade, em contrapartida, apenas 7% dos entrevistados visitam museus com frequência.  Quanto à importância dos museus de Ciências Naturais e para qual público ele está direcionado, os resultados apontam que o público acredita que os museus são sim, importantes, e para todos os públicos (65%). Mostrou-se também que, na maioria dos casos (49%), os visitantes não haviam visitado qualquer outro museu e que suas escolas não os haviam levado a outros. Também é observado que os visitantes se interessaram mais pelos expositores referentes à Zoologia de Vertebrados e Arqueologia (25% e 23%, respectivamente). Os visitantes consideraram que visitar um museu é mais importante para visualizar o conhecimento teórico visto em aula (41%) e conhecer um conteúdo novo (34%). A avaliação museológica é de suma importância para a gestão dos Museus. Tal atividade guia os gestores para contribuírem de forma mais participativa com os temas que interessam o público atendido.


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