Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HOSPITAL DO URSINHO
Tassiane Schneider, Katia Pires, Camila Fialho, Kathrine Meier

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


A proposta de intervenção do projeto Hospital do ursinho surge em meio a necessidade de aproximação do mundo infantil a prática médica, da desmistificação de conceitos pré-estabelecidos socialmente às crianças sobre a clínica e da imprescindibilidade do estudante de medicina em conhecer melhor esse público.

A ação tem como alvo as crianças principalmente pela falta dereconhecimento do menor como uma parte fundamental doatendimento médico e por elas serem o elo entre a família e os novosmodos de vida que emergem na comunidade e na escola fundamentais para mudanças comportamentais na sociedade.

O projeto do Hospital do Ursinho tem por principal objetivo desenvolver dentro da academia e da comunidade de canoas um programa que oportuniza e que aproxima as crianças ao contato com o ambiente hospitalar, incentivando a ida ao pediatra, a vacinação e ao tratamento de doenças, além de desenvolver a confiança e a possibilidade de lidar com seus medos perante o médico e a clínica em um ambiente lúdico proporcionado pelo estudante de medicina.

Assim, o Hospital do Ursinho funciona como uma medida de base paradesenvolver futuros adultos mais adeptos a tratamentos e aprevenção de doenças. Dessa forma, trabalhamos as falas dascrianças desmistificando mitos e construindo uma ideia concreta doambiente hospitalar dentro do universo lúdico infantil e tambémconstruindo nosso conhecimento e experiência acadêmica.

Segundo Vigotsky (1996) a brincadeira é capaz de mimetizar assituações do mundo da criança, de suas interações, do ambiente emque vivem, podendo-se analisar o contexto cultural e asinternalizações sociais e familiares deste desenvolvimento. Por isso,nossa abordagem é por meio do brinquedo em um ambiente lúdico hospitalar.


Texto completo: POSTER