Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
RELATO DA EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE VIOLENCIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS
andriele Rodrigues Moraes

Última alteração: 02-09-2016

Resumo


O projeto de extensão universitária: “Promoção da Paz e Estratégias de Enfrentamento à Violência de Gênero nas Escolas”, do curso de Serviço Social da ULBRA, se desenvolve a partir da  ação  em consonância com o que preconiza a Lei  nº 11.340 (BRASIL, 2006, art. 8), debatendo o assunto com jovens estudantes do ensino médio da rede estadual

A violência de gênero é vista como um problema de saúde pública, sendo uma das maiores causas do adoecimento, principalmente de mulheres e das famílias que vivenciam esta problemática. Atualmente este tema está sendo debatido cada vez mais em diversos espaços e os serviços especializados em atendimento a mulheres em situação de violência são espaços novos no ramo das políticas públicas.

O patriarcalismo sempre foi algo presente em nossa sociedade, perpassando por todas as estruturas sociais, formando padrões e enraizando a cultura machista. É nesse contexto que a mulher nasce, cresce e por consequência acaba se culpabilizando ou sofrendo a culpa por tais atos.

Percebendo esta conjuntura, se faz necessário ampliar os estudos sobre o impacto do trabalho do Serviço Social nestes espaços, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades, identificando as expressões da questão social lá encontradas, bem como a interlocução com as formas de violência vivenciadas pelas mulheres.

Contudo entendemos que faz-se de primordial importância conscientizar os adolescentes a respeito das estratégias de enfrentamento a violência contra a mulher e promover o empoderamento dos mesmos em possíveis situações de conflito familiar e violência doméstica a que possam estar expostos,  para que assim  possamos viver em  um sociedade livre onde todos sejamos sujeitos de direitos iguais, sem distinção de gênero,raça ou qualquer outro tipo de discriminação.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO