Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROTOCOLO DA TERAPIA LASER DE BAIXA POTÊNCIA COMO AUXILIAR NO TRATAMENTO DA XEROSTOMIA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS.
Gabriel Francisco Krueger, Milene Castilhos Oliveira, Silvany Niemeier Meller, Everton Ribeiro dos Santos, Sérgio Augusto Quevedo Miguens Jr.

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Introdução

O câncer bucal é a terceira neoplasia maligna mais frequente no Brasil e, aproximadamente, 74% dos pacientes com esta doença necessitam de radioterapia. Os pacientes acabam sofrendo os danos causados pela radioterapia como a hipossalivação e xerostomia que é a sensação de boca seca. A utilização da terapia laser de baixa potência (TLBP), na prevenção ou tratamento da xerostomia tem demonstrado resultados promissores. A TLBP promove a redução do desconforto, a biomodulação do processo inflamatório e estímulo da salivação, o que tem reflexo na qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Avaliar o efeito da TLBP sobre a xerostomia radio-induzida nos pacientes pertencentes ao projeto de extensão “Serviço Odontológico de Suporte ao Paciente Oncológico”.

Perpectivas

Pretende-se que a utilização da TLBP nos pacientes irradiados, proporcione uma melhor qualidade de vida, diminuindo, não somente a xerostomia e aumentando a salivação, como também a doença cárie, disgeusia, disfagia, que são complicações frequentes na cavidade bucal, decorrentes da radioterapia na região de cabeça e pescoço.


 


Texto completo: POSTER