Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE EXTENSIONISTAS NAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Nubia Gaier Santos, Viviane Medeiros Pasqualeto, Barbara Fonseca Kniest, Carla Fonseca, Fernanda Ritzel

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: diversos estudos já comprovaram que a identificação e a intervenção precoce nas alterações do desenvolvimento padrão são de suma importância para se obter um bom prognóstico de tratamento.

OBJETIVOS: promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, prevenindo possíveis alterações dos mesmos.

MÉTODOS: alunas da disciplina de linguagem oral e escrita realizaram uma tarde de atividades extensionistas em uma escola de educação infantil e ensino fundamental, sob a supervisão da professora da disciplina, atividade foi desenvolvida com o uso de exercícios lúdicos e brincadeiras, com as quais foram trabalhados todos os componentes de linguagem (a fonologia, sintaxe, morfologia, semântica e a pragmática). As brincadeiras realizadas foram previamente delineadas e projetadas pelas alunas da disciplina, e aplicadas nos alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries, considerando o nível de desenvolvimento por série.

RESULTADOS: as crianças participantes se envolveram com as atividades, demonstrando interesse e motivação para vencer os desafios que surgiam, conseguindo-se percorrer de forma variada a extensão dos componentes de linguagem, tão necessários para adequado desenvolvimento cognitivo-linguístico.

CONCLUSÃO: no decorrer da tarde de atividades, pode-se perceber a importância da atuação fonoaudiológica na escola, no intuito de promover a otimização no desenvolvimento infantil e no seu desempenho escolar, além disso, foi de suma importância para nós acadêmicos do curso vivenciarmos tamanha experiência de junção teórico e prática.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER