Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO REALIZADO POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA EM UMA CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS: ULBRA - CANOAS/RS
Rosane Soares, Lucimara Alencastro Cavalheiro Giacomolli, Angelo Schmitz Pedron, Lidiane dos Santos, Estela Wazenkeski

Última alteração: 12-09-2016

Resumo


Introdução: Os idosos têm uma maior prevalência de condições crônicas de saúde, predispondo-os a um consumo aumentado de medicamentos, visto que este grupo etário apresenta peculiaridades em relação à utilização da farmacoterapia em comparação aos demais grupos etários.1Objetivo: Realizar acompanhamento farmacoterapêutico de idosos residentes em uma casa de repouso  do Município de Canoas. Método: As fichas e prescrições dos 18 residentes da casa de repouso foram analisadas por 11 alunos do curso de Farmácia da disciplina de Farmacoterapêutica e Atenção Farmacêutica, após avaliadas por professores e alunos extensionistas. A atividade ocorreu em três encontros; coleta de dados, análise e entrega dos resultados obtidos; no mês de maio de 2016. Os alunos buscavam por PRM (problemas relacionados à medimentos), medicamentos inapropriados para idosos e por medicamentos que poderiam ser substituídos e/ou adquiridos pelo SUS - medicamentos do componente básico ou especializado. Resultado: Após a análise foram identificadas 2 prescrições, com 1 medicamento cada, que são inapropriados para idosos. Os alunos concluíram as atividades realizando um breve treinamento sobre diversos assuntos: uso racional de medicamentos, armazenamento de medicamentos, o que é interação medicamentosa, e cuidados administração e horários de administração de medicamentos. Conclusão: Essas atividades de ensino proporcionam aos alunos um maior conhecimento que é atingido com a prática das atividades trabalhadas em aula, e o local se sente acolhido e seguro no cuidado prestado aos idosos.

Referências Bibliográficas:

1. MENESES, A.L.L.; SÁ, M.L.B. Atenção farmacêutica ao idoso: fundamentos e propostas. Rev. Geriatr. Geront., SBGG, v.13;4(3):154-161, 2010.


Texto completo: POSTER