Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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A ESCOLA NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIA EM PRÁTICAS CORPORAIS E AVALIAÇÃO DA SAÚDE
Cristiano Neves da Rosa, Flávio Py Mariante Neto, Dinarte Henriques Barreto da Silveira, Alexandre Lando, Elton Edgar Silva dos Santos, Josiane Margarete de Araújo Fassini, Shaiana Lima Moraes Prestes

Última alteração: 21-09-2016

Resumo


O presente trabalho tem como propósito apresentar os objetivos e ações desenvolvidas por intermédio do Projeto de Extensão “A Escola na Universidade: Vivência em Práticas Corporais e Avaliação de Saúde”. O referido projeto retomou suas ações no primeiro semestre de 2016, atendendo crianças e jovens escolares da Rede Pública de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Os público atendido cursam do 5ª ao 9ª ano do ensino fundamental, vivenciando amplo repertório de práticas corporais nos diferentes espaços do Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas-RS), como a Quadra Poliesportiva, Tatame, Pista de Atletismo, Campo de Futebol) uma vez por semana, no turno da tarde, no qual a cada semana alunos de um ano específico se dirigem até a universidade com o professor responsável para vivenciar as atividades ofertadas. Outra das ações que compreendemos relevante do Projeto, refere-se às questões relacionadas aos indicadores de saúde. Avaliações de variáveis como Composição Corporal, Capacidade Cardiorrespiratória, Velocidade, força e flexibilidade estão previstas à serem avaliadas sistematicamente com o público envolvido. Por fim, a outra concepção basilar do Projeto de Extensão, está relacionada à Formação Acadêmica e Profissional dos discentes que atuam como monitores, na medida que, entendemos, que a atuação discente em projetos extensionistas contribuem significativamente tanto para a formação acadêmica quanto para uma formação e atuação profissional mais qualificada e cidadã. Cerca de 400 crianças e jovens já foram atendidas, no qual, vivenciaram práticas corporais como atletismo, handebol, futsal, voleibol, lutas, entre outras, bem como parcela dos escolares já realizaram avaliações de indicadores de saúde. Compreendemos que a criação de projetos de pesquisa e extensão multidisciplinares no interior da universidade, contribui para a ampliação de relações mais generosas entre os sujeitos envolvidos (docentes, discentes monitores, crianças e jovens escolares e demais funcionários da instituição), colabora para a ampliação da cidadania dos escolares, bem como, na formação acadêmica e profissional dos discentes.

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