Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
LIGA DO TRAUMA – HISTÓRIA DE CRESCIMENTO E PROJETOS
Letícia Ferreira Vaz, Ana Lia Mesquita Nunes, Rogério Fett Schneider, Luciano Eifler

Última alteração: 22-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: Através de diversos projetos a Liga do Trauma da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) busca mobilizar acadêmicos para que despertem interesse na área do trauma e emergência, oferecendo adequado treinamento teórico-prático no atendimento pré e intra-hospitalar das vítimas de acidentes e através de palestras e evento tenta conscientizar a população no sentido de diminuir sua exposição a situações de risco.

METODOLOGIA: A Liga do Trauma foi fundada em 4 de dezembro de 2001 e, desde então, vem atuando junto à universitários e a sociedade em geral na  luta pela prevenção de acidentes e redução de danos das vítimas do trauma. Fundada e coordenada pelo professor Dr. Rogério Fett Schneider, conta também com a participação do professor Dr. Luciano Eifler e do professor Dr. Luiz Loch. Atualmente a liga possui 14 membros efetivos e 1 membro colaborador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No ano de 2015 a liga mostrou grande crescimento. Iniciou o projeto internos da cirurgia do trauma, uma atividade extracurricular voluntária no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) em parceria com a Liga de Cirurgia Geral, onde os acadêmicos de medicina têm maior oportunidade de aprendizado acompanhando os residentes e preceptores da Cirurgia Geral e do SAMU. Ainda em 2015 associou-se ao Comitê Brasileiro de Ligas do Trauma (COBRALT). Participa do projeto salvando vidas, realizando atividades mensais com temas variados junto a comunidade. No final do ano de 2015 iniciou o projeto samuzinho com o intuito de inserir o aluno da rede básica de ensino a ser um dos protagonistas da assistência ao paciente vítima de trauma e ao paciente criticamente enfermo, ou seja, visando ensinar crianças e adolescentes a fazer um melhor uso do SAMU.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Liga do trauma da ULBRA completará 15 anos de existência em 2016, vem contribuindo para difundir o aprendizado para alunos dos mais variados cursos e para a comunidade. Desta forma, a disseminação do conhecimento tende a prevenir, diminuir o dano e salvar vidas com mais frequência.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO