Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O DESEMPENHO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA EM CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS
Emanuelli Carvalho Lopes, Caroline Coutinho de Assis Silva, Sthefany Possamai Gomes, Laura Heinle da Silva, Ariane Flores

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


Segundo Matos (2000) As maiorias das dificuldades escolares situam-se em problemas de desenvolvimento motor, coordenação motora, de dominância lateral, de organização espacial, de construção práxica e da estabilidade emotiva-afetiva. No entanto somente a partir de um certo nível de organização motora, de uma coordenação fina de movimentos e de uma integração espaço temporal vivida, se pode mais firmemente caminhar para outras aprendizagens escolares.

Este estudo teve como objetivo a análise e o desenvolvimento do desempenho da coordenação motora fina em crianças de séries iniciais. Sendo ele do tipo qualitativo, foi baseado em dados obtidos durante o projeto de extensão da saúde integral das crianças e adolescentes, na Escola Estadual Augusto Ruschi. No referido projeto, foram realizadas atividades como: desenho, pintura, recorte, dobraduras, dentre outros exercícios que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina dos alunos, pertencentes aos primeiros anos das séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados revelam que, embora exista uma diferença significante de motricidade fina entre os alunos, observamos um desenvolvimento e melhora na maioria das crianças. É relevante considerar, que as atividades motoras são essenciais para o desenvolvimento motor de crianças de ensino fundamental, portanto há que se considerar que em tenra idade, ou seja, na Educação infantil as crianças devem fazer uso de materiais que lhes desenvolva a motricidade fina.

Foi realizada pesquisa ação na Escola Estadual Augusto Ruschi, quando se desenvolveu as mais diversas intervenções com crianças dos primeiros anos do Ensino fundamental.

Foram desenvolvidas atividades que através de desenhos, pinturas, colagens, recortes de papel, dobraduras, músicas gesticuladas, traçados em folhas são apenas algumas atividades que foram realizadas graças à coordenação motora fina, pois ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés e desta forma trabalhou-se com as crianças.

Os resultados revelam que, embora exista uma diferença significante de motricidade fina entre os alunos, observamos o desenvolvimento e melhora na maioria das crianças, ao realizar os exercícios propostos.

É relevante, portanto, considerar que as atividades motoras, em especial a motricidade fina são essenciais para o desenvolvimento motor de crianças de ensino fundamental, pois virá a contribuir com sua grafia correta, e também na matemática.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER