Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA EDUCAÇÃO E CULTURA DOS DIREITOS HUMANOS: PROMOVENDO UMA CULTURA DE PAZ E TOLERÂNCIA
Bárbara Birk de Mello, Márcia Blanco Cardoso, Bruno Eduardo da Silva

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO

O presente estudo versa sobre o “Programa Educação e Cultura dos Direitos Humanos” vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, Novo Hamburgo (RS). O Programa iniciou suas atividades em 2016 e conta com dois projetos: “Projeto de Extensão Educação em Direitos Humanos: por uma Cultura de Paz e Tolerância” e “Projeto de Extensão O Mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”. Este estudo busca apresentar o Programa, os dois Projetos e discutir acerca da importância dos mesmos para a Universidade Feevale, para os participantes da região do Vale dos Sinos e para docentes e discentes envolvidos com o mesmo.

METODOLOGIA

Este estudo baseia-se em livros e artigos que tratam das temáticas de educação, Direitos Humanos, refugiados e migrantes além de utilizar-se da própria experiência dos autores como bolsistas dos projetos acima citados. O Projeto O Mundo em NH recebe refugiados e migrantes da região através de atendimentos jurídicos semanais e oficinas de Psicologia, Língua Portuguesa, Fotografia e Realidade Brasileira. Já o outro projeto, atua na EMEF Francisco Cândido Xavier (São Leopoldo) semanalmente, com alunos do 7º e 8º ano, oportunizando espaços de diálogos e reflexão acerca da prática dos mesmos e no Instituto Penal de Novo Hamburgo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Através da análise do “Programa Educação e Cultura dos Direitos Humanos” é possível reconhecê-lo como um local para discussão e aprendizado acerca dos Direitos Humanos e formação acadêmica reforçando o papel comunitário da Universidade Feevale. Para os participantes de ambos os Projetos, ressalta-se os resultados positivos no aprendizado que os alunos da Escola recebem através de uma cultura de paz e tolerância e o acolhimento e inserção dos refugiados e migrantes na região do Vale dos Sinos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Julga-se que o Programa cumpre um papel de suma relevância para a comunidade e na Universidade Feevale sendo isto percebido a partir do número de resumos em eventos e Trabalhos de Conclusão de Curso sobre o mesmo. Assim, atenta-se para a influência da existência de Programas e Programas que reflitam acerca dos Direitos Humanos e observem a sociedade buscando soluções para as demandas da mesma. Ainda, espera-se que ações como esta sejam multiplicas em Instituições do Estado e País.

REFERÊNCIAS

BRASIL. LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm.Acesso em 5 jul. 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Comitê Nacional em Direitos Humanos – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003. Disponível em: http://new.netica.org.br/prevencao/cartilha/plano-educdh.pdf. Acesso em 5 jul. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/1996. Brasília: MEC, 1996.       Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 5 jul. 2019.

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: De que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18/02/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.

CANDAU, Vera Maria et al. Tecendo Cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

NATAHI, Okba. Dinâmica do aberto e problemática do estrangeiro. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 159-170, dez.  2007. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151614982007000200001.Acesso em 5 jul.  2019.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas, Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

VERWEY, Anton; ZERBINI, Renato; SILVA, Ariel. A percepção brasileira dos refugiados. Rev. Bras. Polít. Int., Brasília, v. 43, n. 1, p. 183-185, jun.  2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100011. Acesso em 5 jul.  2019.


Texto completo: RESUMO