Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL – CIEPRE
Ivan Antonio Basegio, Rosa Maria Leite Martins, Ana Paula Tegner, Fátima ANTONIO Rossi, Filipe Rodrigues dos Santos, Mariana dos Reis Marin, Gilberto Mateus Flores, Iriana Monteiro de Almeida, Bruna da Silva Bizarro, Cláudia Carolina Fermino Tochetto, Felipe de Oliveira Goulart, Graziele Galhardo Vieira, Jordana Luchese Maciel, Larissa Terra Bender, Thiago Assis da Silva, Enio Antonio Anezi, Juliana Muller, Milena Corrêa Almeida, Andriele Ferreira dos Santos, Gabriel dos Reis Lopes, Juliana Santos da Silva, Marcelo dos Santos, Rozimeri Pereira Ranzolin, Viviane Medeiros Pasqualeto, Jacicléia Encarnação Storki

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Psicomotricidade Relacional – CIEPRE - é um projeto de extensão comunitária que foi criado pelos Cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/CANOAS. Apresenta quatro programas: Apoio à família; atendimento às pessoas com deficiência, formação acadêmica (Graduação e Pós-Graduação) e formação continuada de professores da rede pública de ensino. O objetivo é atender pessoas com desenvolvimento típico e atípico, levando em consideração suas potencialidades e limitações, bem como oferecer um espaço de escuta às famílias dos referidos alunos através de grupos de convivência. O trabalho é desenvolvido a partir da Psicomotricidade Relacional que se utiliza do brincar espontâneo como ferramenta pedagógica. As sessões são divididas em três momentos: ritual de entrada, trajetórias lúdicas e ritual de saída. Paralelamente realizamos atendimento e acolhimento aos familiares dos alunos matriculados no projeto, a fim de compartilhar com estas, momentos de trocas, de escuta, criando possibilidades para o fortalecimento destas famílias, diante dos desafios apresentados pelas dificuldades de seus filhos. Atualmente atendemos semanalmente cerca de 110 pessoas. Os atendimentos são realizados por acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Artes visuais, Serviço Social, Bacharelado em Estética, Teologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, acontece uma vez por semana no prédio 55 do Campus Canoas. Além dos benefícios oferecidos pelo projeto no atendimento à comunidade local, podemos destacar a grande procura de alunos de diferentes cursos da ULBRA e de outras instituições, a fim de utilizar o projeto como fonte de pesquisa em seus trabalhos acadêmicos, efetivando assim o preceito de indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino.

Palavras-Chave: Psicomotricidade Relacional; Trajetórias Lúdicas; Educação Física. Referências:

CABRAL, Suzana. Psicomotricidade relacional clínica e escolar. RJ: Revinter, 2001.

NEGRINE, Airton. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul: Educs, 2002.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo e sonho: imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.


Texto completo: RESUMO