Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
LIGA DO TRAUMA ULBRA
Natállia Boff de Oliveira, João Antônio Menezes Ribeiro, Augusto Rockenbach Rubin, Giordana Carrer Bortolini, Victor Schumacher Freire, Angélica Pradella Titton, Gusthavo Andreas Assmann Osaida, Juliana Mette Ongaratto, Mariana de Souza Massetti, Mônica de Campos Rodrigues, Amanda Cristina Cardoso Della Giustina, Isis Lorencena Drummond, Tuane da Silva Sérgio, Jade Guimarães Fulber, Laura Chies Kercher, Tuany Di Domenico, Victor Viecceli Villarinho, Weverton Wendler Ferreira dos Reis, Maiara Mallmann de freitas, Marilia Azambuja Prochnow, Mayara Nascimento, Róger Gonçalves Viana, Róger Mendonça Lucas, Stefano Thofehrn, Rogério Fett Schneider, Rafaela Krewer

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: A Liga do Trauma da ULBRA foi fundada em 2001 pelos acadêmicos da Medicina da Universidade Luterana do Brasil sob orientação do Professor Rogério Fett Schneider. Desde então, a Liga promove aulas teóricas e práticas para seus membros com o objetivo de complementar o ensino em trauma e desenvolver habilidades de liderança, organização, responsabilidade, resolução de problemas e de trabalho em equipe. O objetivo da liga é disseminar e aprofundar os conhecimentos dos acadêmicos acerca do assunto trauma.

METODOLOGIA: A Liga do Trauma possui membros efetivos, organizados em grupos, que executam diversos projetos relacionados à educação em trauma. Os membros se reúnem no mínimo uma vez ao mês para discutir sobre temas previamente estabelecidos, geralmente um capítulo de livro ou artigos científicos, e para realizar treinamento prático de condutas fundamentais na emergência médica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação a projetos fixos, temos em atividade: Samuzinho, Salvando Vidas e Internos da Cirurgia do Trauma. Além disso, contamos com três novos projetos, intitulados P.A.R.T.Y., Internos da Radiologia e C.A.P.E. Ademais, são ministradas palestras e cursos por professores convidados e ligantes em ambiente acadêmico e comunitário, como em postos de saúde e colégios, com o objetivo de levar informações a diferentes públicos com o intuito de treiná-los reconhecer e saber agir corretamente diante a situações de emergência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o trabalho desenvolvido pela Liga do Trauma, observamos nos ligantes além do aprimoramento do conhecimento em trauma, notória segurança e preparo ao enfrentar situações que exigem raciocínio rápido e intervenção imediata, condutas que muitas vezes são salvadoras de vida.



Texto completo: RESUMO