Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PENSAMENTO NÔMADE:INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E TROCA DE SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE
Gabriela Brand de Campos, Fabiane Olegário, Cláudia Inês Horn, Rodrigo Azambuja Brod

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O Projeto de Extensão Pensamento Nômade, vinculado ao Programa Arte, Estética e Linguagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, iniciou as atividades de extensão no ano de 2013, tendo como principal objetivo proporcionar uma formação ético-estética aos estudantes do turno integral das instituições parceiras. No atual momento, as ações acontecem na  Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco e nos três Centros da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente – SLAN, localizadas no município de Lajeado/RS. Através das ações realizadas no Projeto, busca-se qualificar o ensino em tempo integral, levando em consideração a realidade e as demandas das comunidades. A troca e a produção de saberes entre a Universidade e os espaços parceiros têm como protagonistas os acadêmicos de diversos cursos, que juntamente com os professores, planejam e ministram as atividades de extensão. Nas experimentações propostas, buscou-se, explorar variados temas, como a dança, fotografia, exercícios de criação, estamparia Pop Art e jogos pedagógicos. Durante o primeiro semestre 2019, foram realizadas vinte e uma oficinas em parceria com os acadêmicos e professores de diversos cursos da Univates, tais como Fotografia, Pedagogia, Design, Design de Moda e Educação Física (licenciatura). A oficina “Fotografia e Movimento”, desenvolvidas pelos estudantes dos Cursos de Fotografia e Pedagogia proporcionou o aprendizado de manuseio de câmera fotográfica para produção de fotos, a experimentação do olhar, bem como de práticas corporais artísticas. Percebe-se que as práticas de extensão realizadas de forma interdisciplinar, contribuem para a formação acadêmica e humana dos estudantes, pois ao construir vínculos com a realidade local vivenciam experiências articuladas com a compreensão das formas de vida e necessidades dos sujeitos, favorecendo o desenvolvimento regional.


Texto completo: RESUMO