Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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SAMUZINHO – UM PROJETO LIGA DO TRAUMA ULBRA
Amanda Cristina Cardoso Della Giustina, João Antônio Menezes Ribeiro, Augusto Rockenbach Rubin, Giordana Carrer Bortolini, Victor Schumacher Freire, Angélica Pradella Titton, Gusthavo Andreas Assmann Osaida, Juliana Mette Ongaratto, Mariana de Souza Massetti, Mônica de Campos Rodrigues, Natallia Boff de Oliveira, Isis Lorencena Drummond, Tuane da Silva Sérgio, Jade Guimarães Fulber, Laura Chies Kercher, Tuany Di Domenico, Victor Viecceli Villarinho, Angélica Titton, Maiara Mallmann de freitas, Marilia Azambuja Prochnow, Mayara Nascimento, Rafaela Krewer, Róger Mendonça Lucas, Róger Gonçalves Viana, Stefano Thofehrn, Weverton Wendler Feirreira dos Reis, Rogério Fett Schneider

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: O tempo de resposta nas situações de urgência é fundamental, logo o estabelecimento precoce dos primeiros cuidados significa a diferença entre a vida e a morte. Contudo, a população leiga não está apta para prevenir, identificar e agir em situações de urgência. Assim, é imperativa uma educação em saúde voltada para tais ocorrências. O currículo escolar geralmente não aborda temas relacionados à prevenção de acidentes, assim, o Projeto Samuzinho, da Liga do Trauma, oferece palestras gratuitas, ministradas por acadêmicos de medicina, as quais desenvolvem o conhecimento elementar de condutas em situações de emergência. Logo o objetivo desse trabalho é demonstrar a importância desse projeto, que oferece noções básicas de primeiros socorros aos alunos do ensino médio e fundamental, os quais poderão auxiliar de modo eficaz na prevenção, ou em um melhor desfecho, de acidentes.

 

METODOLOGIA: Por meio de atividades teórico-práticas, os integrantes da Liga do Trauma compartilharam conhecimentos acerca de primeiros socorros para estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, Canoas e Canela. Para os alunos com menos de 10 anos de idade, são abordados temas sobre choques elétricos, asfixia, afogamentos, quedas. Enquanto que para os maiores de 10 anos, discute-se como reconhecer e agir em casos de acidente vascular cerebral, convulsões, acidentes de trânsito.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O contato com crianças e adolescentes expôs o despreparo dos mesmos diante de situações de emergência, como o desconhecimento do número do SAMU. Indo de encontro a isso, os estudantes participantes do projeto poderão agir de maneira adequada em situações emergenciais, visto que dominam as noções básicas do assunto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações de primeiros socorros, bem como o conhecimento do número do SAMU, são temas importantes que poderiam ser abordados com maior ênfase na formação inicial da sociedade. É muito importante que crianças e adolescentes saibam reconhecer situações de risco para a saúde e que tenham noções básicas de como proceder para que possam auxiliar adequadamente no socorro às vítimas. Dessa forma, tais ações deveriam ser incentivadas nas escolas, para que a sociedade esteja melhor preparada para reagir em situações de emergência.



Texto completo: RESUMO