Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HEMANGIOSSARCOMA CARDÍACO EM CÃO – RELATO DE CASO
Marthyna Schuch, Michelle da Silva Vanset, Melanie Piper, Vanessa Perlin Ferraro de Avila, Anamaria Telles Esmeraldino

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução:

O hemangiossarcoma (HSA) é uma neoplasia maligna que se origina de células do endotélio vascular, ocorrendo mais frequentemente nos cães do que em outras espécies5. O hemangiossarcoma cardíaco é uma importante neoplasia nos cães e normalmente acomete o átrio direito, sendo frequentes as metástases pulmonares. A ruptura da área afetada pode causar hemoperitônio, com morte aguda por tamponamento cardíaco6.

Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de hemangiossarcoma cardíaco em um canino que veio a óbito no Hospital Veterinário da ULBRA, descrevendo os achados anatomopatológicos.

Metodologia

Foi encaminhado para exame necroscópico, no setor de patologia veterinária do Hospital Veterinário da ULBRA, um canino, fêmea, SRD, de 14 anos de idade. Conforme o relato do tutor, um dia antes do óbito o animal apresentava vômito, prostração e não caminhava. Foi realizada a necropsia do animal, com realização de exame macroscópico e microscópico, chegando-se ao diagnóstico de hemangiossarcoma cardíaco.

Resultados

No exame macroscópico, a mucosa oral estava cianótica; havia efusão abdominal; os pulmões apresentavam nódulos multifocais, de coloração vermelho escura e consistência macia; no saco pericárdico havia efusão sanguinolenta e no átrio direito observou-se uma massa de coloração vermelho escura e consistência macia, além de  sufusões no epicárdio. No exame  histopatológico do átrio direito, foi constatada massa tumoral infiltrando-se entre os miócitos, constituída por proliferação de células endoteliais indiferenciadas formando espaços vasculares preenchidos por hemácias e trombos; nos pulmões havia nódulos constituídos por proliferação de células endoteliais pleomórficas, formando espaços vasculares, com as mesmas características histológicas da lesão cardíaca.

Conclusões

O hemangiossarcoma é uma neoplasia maligna de células endoteliais, sendo a mais comum das neoplasias primárias, no coração de cães. Frequentemente o tumor localiza-se no átrio direito7. Conforme o exame anatomopatológico o animal veio a óbito por insuficiência cardiorrespiratória por tamponamento cardíaco causado por hemopericárdio. O exame necroscópico, juntamente com o histopatológico confirmaram que a massa encontrada no coração era hemangiossarcoma com metástase nos pulmões. A realização de exame anatomopatológico foi de grande importância no caso relatado, pois o animal não apresentou sinais clínicos específicos e a morte foi aguda. O hemangiossarcoma é uma neoplasia frequente em cães e quando alojada no coração seja de origem primária ou metastática pode causar morte súbita, de difícil diagnóstico antes da morte.

Texto completo: POSTER