Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM UMA LIGA ACADÊMICA
Luiza Gabriela Costa, Míria Elisabete Bairros Camargo, Raquel Schmitz Jacovas, Giovanna Maiolli Signori, Livia Capuano Fogaça

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


A ação de diversas habilidades e conhecimentos permite construir ângulos diferenciados do problema e desenvolver soluções adequadas para atacar causas diversas e suas interações ao mesmo tempo. Isso permite construir bases mais sólidas de recuperação concreta e ampliar a qualidade vida do usuário/cidadão. O aporte de habilidades e conhecimentos diferenciadas para atacar um problema de saúde fortalece ainda o princípio de foco no cidadão, na medida em que permite abordar cada caso de forma singular por meio de combinações variada de práticas e tecnologias. Esse relato de caso tem como objetivo descrever como as experiências interdisciplinares proporcionadas pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) são importantes para o crescimento acadêmico e profissional dos ligantes. Na LASC há alunas do curso de Fonoaudiologia, Psicologia, Medicina, entre outros, essa convivência com acadêmicos de outros cursos e com professores com diversas formações é uma prévia do que será o ambiente de trabalho das estudantes.  A apreensão do conhecimento deve acontecer de maneira ampla, não podendo fundamentar-se no saber unilateral, mas em interação com o outro. A qualidade do que se ensina/aprende está diretamente ligada à capacidade de interação entre os atores. As atividades multidisciplinares propostas na universidade como ligas compostas por alunos de diversos cursos, propicia aos acadêmicos a compreensão de que o Sistema Único de Saúde propõe alta complexidade de abordagem e acompanhamento dos pacientes. Para isso é necessário formar profissionais aptos ao trabalho em equipe.


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