Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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NÚCLEO DE ESTUDOS E ATENÇÃO GERONTO – GERIÁTRICA : RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA.
Elisa Baí, Paulo Roberto Cardoso Consoni, Lidiane Requia Alli Feldmann

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


NÚCLEO DE ESTUDOS E ATENÇÃO GERONTO – GERIÁTRICA : RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA.

 

BAÍ, E.¹; CONSONI, P. R. C.² ; ALLI-FELDMANN, L. R.³


GERIATRIA, GERONTOLOGIA, EXTENSÃO, BOLSISTA

 

INTRODUÇÃO

Entre as atividades dos acadêmicos, quando em formação,a ação na comunidade agregada ao estudo e pesquisa esta entre as de maior relevância. A Universidade Luterana do Brasil, em Canoas no Rio Grande do Sul, possui como atividade extensionista em equipe multidisciplinar o “NEAGG – Núcleo de Estudos e Atenção Geronto-Geriátrica”. Este projeto consiste na junção um grupo de acadêmicos e professores das áreas de saúde humanas como Medicina, Educação Física e Biomedicina, a fim de poder realizar um acompanhamento completo e integral á pessoa idosa, uma vez que os alunos se reúnem e criam pesquisa, atividades, ações e campanhas focadas na atenção e cuidado de idosos.

 

METODOLOGIA

A filosofia principal do projeto NEAGG envolve a meta de desenvolver no aluno uma consciência responsável como cidadão na prestação de assistência a pessoa idosa. O NEAGG é organizado por um professor coordenador e outros professores responsáveis por cada curso integrante do projeto, além disso há anualmente a escolha de um aluno que será o bolsista do projeto, logo tendo suas responsabilidades ajudar o professor guia na coordenação do projeto, auxiliar os professores participantes na execução das atividades,e cumprir regras estabelecidas pela reitoria da parte de extensão. O s cursos da saúde de humanas participantes são a Medicina, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social e Fisioterapia. As ações são realizadas em LPIs e na comunidade de Canoas, como por exemplo, nas atividades realizadas nesse ano, a Ação social Lar Santa Barbara e Ação Social Santa Isabel Lar São José. Realizamos reuniões duas vezes por mês e nossas atividades são semestrais, realizando palestras,grupos de debate eventos e mutirões nos locais visitados, citados anteriormente. Em tai mutirões,cada curso recolhe informações importantes sobre a saúde e situação social dos idosos a fim de avaliar, documentar e desenvolver futuras atividades acadêmicas que possam vir a sanar tais necessidades. Após estes mutirões os grupos de cada curso documenta-os e apresenta-os para os participantes do projeto, relatando as situações que estão apropriadas e aquelas que podemos ajudar a melhorar. Então, om a guia do aluno voluntário extensionista bolsista e os professores orientadores do projeto, cada curso desenvolve uma atividade que venha a consertar situações de problemas de saúde nestes idosos, afim de realizá-los ao longo do semestre, para depois fazer novamente a coleta de dados obtidos de antes e depois, para poder realizar artigos e pesquisas acadêmicas. Além disso , realiza-se coletas de alimentos não perecíveis, agasalhos, suprimentos médicos, vendendo rifas para arrecadar utensílios necessários e realizando campanhas de vacinação. Também realizamos atividades recreativas como festas juninas, carnaval, bingos, ceia de natal e atividades ao ar livre.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com as ações realizadas no projeto NEAGG os acadêmicos tem a chance de engrandecer seu conhecimento, participar de ações comunitárias, desenvolver ideias e campanhas e enriquecer sua profissão e, o mais importante desenvolver seu papel como cidadão ao possibilitar excelência na vida dos idosos que vivem na sociedade.

O bolsista do projeto NEAGG tem no seu dever estar a par de todas as situações e planos realizados durante o semestre pelo projeto, estabelecer dias de reunião, escrever atas e chamadas e incentivar o grupo na realização de ações sociais. A experiência com bolsista foi extremamente engrandecedora, sobretudo no ambiente profissional, uma vez que aprendi a liderar, me organizar em prol de um grupo não apenas o particular, além de aprender a lidar com diferentes opiniões diferentes ideias e pessoas que coexistem no projeto, afim de que possamos unir nossas inteligências em prol do bem maior de um grupo e dos idosos que iremos atender, logo com certeza me deixou mais preparada para enfrentar a profissão em que lidarei com diferentes profissionais com diferentes âmbitos da saúde, e saberei com conciliar as necessidades, o que será de extrema importância não apenas como médica mas principalmente como cidadã.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto beneficia os dois lados , uma vez que os estudantes aprimoram sua profissão e experiência acadêmica, enquanto os idosos recebem atenção e cuidados de todos os âmbitos das ciências em saúde. Com o projeto podemos conhecer outras pessoas, trocar informações em saúde , aprimorar o conhecimento multidisciplinar que o atendimento futuro vai exigir, mas o mais importante é o que aprendemos em solidariedade, trabalho em grupo, dar e receber amor e carinhos aos que mais precisam, uma vez que o Brasil se encaminha para a sociedade com muito mais idosos do que adultos ou jovens, logo será extremamente necessário que o profissional saiba atender essa parcela da sociedade, atendendo suas necessidades e dando sua atenção e cuidados necessários.

 

REFERÊNCIAS

http://www.ulbra.br/canoas/extensao/projetos-comunitarios/nucleo-de-estudos-e-atencao-geronto-geriatrica-neagg

https://sbgg.org.br/oms-divulga-metas-para-2019-desafios-impactam-a-vida-de-idosos/

https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/

Electronic Document Format(ISO)

VERAS, Renato P.; RAMOS, Luiz Roberto  and  KALACHE, Alexandre. Crescimento da população idosa no Brasil: transformações e conseqüências na sociedade. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.3 [cited  2019-08-12], pp.225-233. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000300007&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000300007.

Tratado de Geriatria e Gerontologia. Freitas, E.V.; Py, L.; Neri, A. L.; Cançado, F. A. X.C.; Gorzoni, M.L.; Doll, J. 3ª. Edição. Grupo Editorial Nacional (GEN), 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



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