Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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ÍNDICES DE TRANSTORNO DO DÉFICIT ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS DE SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA AUGUSTO RUSCHI
Eduarda Prieto Wagner, Thomaz da Costa Pereira, Meirele Fernandes, Felipe Zambon, Ariane Ethur Flores

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: A prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no Brasil é alta, sendo que em crianças em idade escolar, a prevalência média varia de 5 a 18%, podendo a mesma variar conforme a região do país e a forma como a avaliação diagnóstica é realizada, além da faixa etária avaliada (Guardiola, Fuchs, & Rotta, 2000; Possa, Spanemberg, & Guardiola, 2005; Costa, Maia Filho, & Gomes, 2009; Charach, 2010; Fontana, et al., 2007 Objetivos: Identifcar a prevalência de desatenção, hiperatividade e impulsividade em três turmas de 2º ano, do ensino fundamental, regularmente matriculadas e frequentando a escola pública Augusto Ruschi. Método: Foi realizado um estudo transversal descritivo com 67 estudantes da Escola Estadual Augusto Ruschi. Os dados foram colhidos em junho do ano de  2019. As informações sobre hiperatividade, impulsividade e desatenção foram medidas a partir de questionário SNAP-IV, entregue aos professores. Resultados: Foram analisados um total de 67 estudantes, na faixa etária de 7 à 8 anos, sendo 32 (47,76%) do sexo feminino, 35 (52,23%) do sexo masculino. Destes, apenas 16 estudantes, sendo 2 com diagnóstico médico de Deficiência Intelectual (DI) pontuaram no questionário SNAP-IV: 11 somente para desatenção (um aluno com DI); e 5 para desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo que um dos avaliados também possui diagnóstico médico de DI. Conclusão: Os resultados dessa pesquisa indicam que essa avaliação, apesar do SNAP-IV ser apenas um ponto de partida para possíveis sintomas primários de TDAH, se faz importante do ponto de vista que requerem maior atenção das instituições, como escola e família, para que o adolescente possa se desenvolver com sáude, e para que esses indivíduos tenham suas necessidades atendidas com equidade e comprometimento.


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