Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA DOCENTE NA ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE DE UM MESTRANDO
Diógenes Dias Oliveira, Flávio Renato Reis de Moura

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O estágio docente tem como objetivo permitir ao pós-graduando o contato com os alunos de graduação, possibilitando a integração de conhecimentos pedagógicos adquiridos na universidade com  o cotidiano acadêmico para a formação do futuro docente na área de saúde coletiva. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada no estágio docente com alunos da graduação do curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil. O estágio docente foi realizado na disciplina de saúde comunitária em Odontologia III na UBS União, que é uma unidade com Estratégia da saúde da família (ESF) de referência, possui 7 equipes de ESF, quatro consultórios odontológicos, preceptoria da residência multiprofissional da ULBRA, além dos atendimentos do Núcleo de saúde da família. Os consultórios odontológicos eram divididos em dois para atendimentos realizados pelos dentistas da rede municipal e dois para os alunos de graduação, que atendiam em duplas. O acompanhamento dos alunos pelo mestrando ocorreu em um turno semanal realizando orientações diversas como: preenchimento do prontuário, sistema de agendamento eletrônicos, orientação na realização de relatórios, bem como orientações na realização dos atendimentos clínicos  realizados pelos acadêmicos de nível da atenção primária, e sendo necessário se realizava encaminhamento para o centro de especialidades odontológicas (CEO). Em quatro meses, houve 66 agendamentos, 104 pacientes atendidos, 5 faltas e realizou-se 255 procedimentos e 30 acolhimentos. O estágio docente permitiu ao mestrando desenvolver suas técnicas de didática clínica, acompanhar o desenvolvimento dos alunos, tanto nas técnicas e abordagens, quanto no atendimento humanizado e clínica ampliada, que são enriquecidos pela atuação na prática em serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) com maior número de atendimentos e população-alvo diferente das clínicas da faculdade. Permitiu ao mestrando também um desenvolvimento do conhecimento teórico-prático-científico de todas as áreas da Odontologia com interação interdisciplinar no ensino integrado ao serviço. O acompanhamento e orientação dos alunos de graduação pelo mestrando enriqueceram muito o seu desenvolvimento profissional e de prática da docência, além de desenvolver suas técnicas didáticas-pedagógicas integradas ao ensino-serviço.

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