Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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AVALIAÇÃO FONOLÓGICA EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Andrea Pires, Simone Suman, Sheila Rockenbach

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: A disciplina de Fonoaudiologia Educacional desenvolve ações de pesquisa  afim de contribuir com as demandas apresentadas pela comunidade escolar, considerando o alto índice de dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, assim como o abandono escolar precoce (INEP, 2018). Diante deste panorama há a necessidade de salientar a prevenção e a promoção  da saúde voltada à aprendizagem e potencialização do desenvolvimento humano, conduzindo ações fonoaudiológicas nas escolas frente a uma perspectiva centrada no incremento biológico, psicossocial e cultural. Metodologia: Foram avaliados 17 alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Esteio/RS. Desenvolveu-se atividades pedagógicas como o rolo das sílabas e sorveteria de sílabas, no intuito de avaliar a consciência fonológica, entre outros aspectos da linguagem oral e escrita,  em que através de brincadeiras os alunos foram avaliados individualmente e em grupos. Conclusão: 

Sendo assim, conclui-se que o fonoaudiólogo educacional traz à comunidade escolar ações promotoras e preventivas de saúde, detectando alterações no que tange a voz, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e audição, atingindo como um todo os alunos, pais e professores, criando condições de participação efetiva no processo de desenvolvimento adequado deste indivíduo.


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