Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE ESTEIO-RS
Felipe Goulart, Sheila Rockenbach, Iriana Almeida, Alba Marcieli da Silva

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: Saúde e educação são relacionadas frequentemente no que gira em torno das condições de vida do ser humano. A interação entre elas, independentemente de onde ocorre – escola ou serviço de saúde – constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. A construção de práticas pedagógicas relacionadas a essa interação é um grande desafio frente às demandas que as escolas enfrentam. Metodologia: Foram avaliados 17 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Esteio-RS. Através dos jogos "Caça palavras-reciclado" e "Caixa com letras e sílabas“ foram avaliados os níveis de consciência fonológica,linguagem receptiva e expressiva e desenvolvimento da escrita. Conclusão: Durante as atividades foi possível observar que a turma apresenta de forma geral boa comunicação, bom desempenho perante as atividades propostas e ao convívio social. Quanto aos aspectos fonoaudiológicos avaliados observou-se trocas e omissões na fala de três alunos. Através deste estudo, conclui-se que identificar o quantoantes alterações na comunicação oral e escrita, linguagem e consciência fonológica é de extrema importância, uma vez que estas habilidades são necessárias para o desenvolvimento adequado dos indivíduos. Diante disto, cabe ao fonoaudiólogo educacional realizar os devidos encaminhamentos, assim como orientar a equipe escolarno sentido dos ajustes que devem ser feitos a fim de adequar as propostas pedagógicas às necessidades dos alunos, buscando condições mais propícias de aprendizagem.


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