Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
A EVOLUÇÃO DO PRÉ-NATAL DAS GESTANTES ATENDIDAS EM UMA DAS MAIORES MATERNIDADES DO RIO GRANDE DO SUL
juliana ormond do nascimento, Antero Verini De Paula, mariana menegon de souza, SILVANA SALGADO NADER

Última alteração: 08-05-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: A assistência pré-natal beneficia diretamente na detecção e tratamento de adversidades durante a gestação(1). OBJETIVO:Avaliar a assistência pré-natal e sua evolução nos últimos anos. METODOLOGIA: Foi desenvolvido estudo transversal com análise dos prontuários de 413 puérperas no Hospital Universitário de Canoas(HU). Em seguida,comparado com outro estudo de mesma metodologia, feito em 2013. RESULTADOS: a percentagem de mães que aderiu ao mínimo de 6 consultas aumentou de 55,8% para 81,1%. Também cresceu aproximadamente em 20% o número de mães que realizaram as sorologias no primeiro trimestre e em cerca 15% para o terceiro trimestre, ambos para sífilis, HIV, toxoplasmose e hepatite B, porém, diminuiu o número de mães diagnosticadas com essas infecções. As anormalidades encontradas ao primeiro exame físico do RN diminuiram de 28% para 7,8%. DISCUSSÃO: Apesar da qualidade do pré-natal não ser a ideal por pecar em aspectos como exame físico escasso, o aumento na frequência das consultas se apresentou de grande valia no desfecho do RN, como na literatura(2).CONCLUSÃO: Assim sendo, este trabalho reforçou que a frequência das consultas continua sendo o aspecto mais importante a ser avaliado na qualidade de um pré-natal, uma vez que evoluem proporcionalmente.

 

Referências:

1- Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, Cadernos de Atenção Básica no 32, Brasília-DF, 2012.

2- Cruz RSBLC, Caminha MFC, Batista Filho M. Aspectos históricos, conceituais e organizativos do pré-natal. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 18(1):87-94, 2014.

 


Texto completo: RESUMO  |  POSTER