Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
SÍNDROME DE WEST EM LACTENTE: UM RELATO DE CASO
Crissiane Melo Nepomuceno, Natália Rebelatto Vanz, Luiza Zangalli, Cristiano do Amaral de Leon

Última alteração: 16-05-2018

Resumo


Introdução: síndrome de West é uma epilepsia da infância caracterizada pela tríade: espasmos, deterioração neuropsíquica e eletroencefalograma patognomônico com hipsarritmia.

Relato do caso: T. H. P., masculino, três meses, acompanhado da mãe relatando crises convulsivas, iniciadas há uma semana, durando aproximadamente vinte segundos. Eletroencefalograma realizado demonstrou hipsarritmia, sinal que, aliado aos achados de anamnese e exame físico, confirmaram o diagnóstico de síndrome de West. Mãe usuária de cocaína, álcool e tabaco no primeiro trimestre de gestação, diagnosticada com sífilis nesse período e recebendo tratamento com Penicilina; entretanto, o lactente não realizou exames ou tratamento para provável sífilis congênita.

Discussão e considerações finais: acredita-se que a síndrome de West seja determinada por diferentes etiologias como infeção intrauterina, esclerose tuberosa, asfixia perinatal ou afecções pós-natais.¹ Podendo, a sífilis congênita ser uma das causas no caso relatado.

Referências:

1)    Filho, ALP. Avaliação dos achados ao exame dos potenciais evocados do tronco cerebral em indivíduos com síndrome de West. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004; 70(1): 90-3.

 

Natália Rebelatto Vanz; nataliarebelattovanz@gmail.com; ULBRA.

Palavras chave: síndrome de West; espasmos infantis; sífilis congênita.

 


Texto completo: RESUMO