Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
ACOMPANHAMENTO DO BEBÊ A.M.Q E AS CONSEQUÊNCIAS DA NEGLIGÊNCIA DOS CUIDADORES NO SEU DESENVOLVIMENTO
Thiago Bittencourt Bins, Gabriel Luiz Kobe, Bernardo Gawski Caovilla, Kátia Bonfadini Pires

Última alteração: 16-05-2018

Resumo


  1. 1. Introdução

Situações de negligência dos cuidadores podem contribuir negativamente para o desenvolvimento dos bebês. Três estudantes de Medicina acompanharam durante 6 semanas um bebê nessas condições, observando a relação desse fator de risco com seu desenvolvimento.

  1. 2. Descrição do caso

A criança A.M.Q. acompanhada tinha 18 meses, residia no Bairro Mathias Velho em Canoas e dividia a casa com pai, mãe e irmã. Nasceu prematuramente, tendo sido diagnosticada com laringomalácia. A residência da família era extremamente humilde, desprovida de condições sanitárias adequadas. Conviviam com diversos animais (cachorros, gatos, coelhos e ratos) que transitavam em ambientes íntimos. A ausência do pai, o desemprego da mãe, a resistência em colocá-lo na creche, a depressão pós-parto da mãe, a falta de estímulo e um cuidado negligenciado com a criança foram fatores de risco presentes.

  1. 3. Discussão e considerações finais

Através das visitas, pode-se perceber como negligências no cuidado podem influenciar negativamente no desenvolvimento das crianças. A falta de recursos financeiros e o desconhecimento dos pais acerca da importância de estimular e criar vínculos afetivos fazia com que a criança não interagisse de forma proativa, mostrando-se apática e pouco curiosa. Esta tinha dificuldades em desenvolver a fala, corroborando ainda mais os prejuízos que a inadvertência pode aferir a uma criança.


Texto completo: RESUMO