Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA EM CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE CARENTE
Simone de Paula, Ellen Becker Rohr, Ilse Maria Kunzler

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


Introdução: A vigilância ao desenvolvimento neuropsicomotor constitui-se de uma prioridade e compreende um eixo integrador da atenção à saúde da criança.1Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. Método: Estudo observacional, descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa Mãe-bebê, um projeto de extensão comunitária da Universidade Feevale. Participaram do estudo 37 crianças dos 3 aos 12 meses, que foram avaliadas em seu domicílio através do Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II (TTDDII)2, composto por itens distribuídos em quatro domínios: pessoal-social, motor fino-adaptativo, linguagem e motor grosso. O escore final do teste determinou duas classificações: desenvolvimento adequado e desenvolvimento suspeito. Resultados e discussão: O TTDDII indicou que 75,6% das crianças apresentaram um desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a faixa etária. Nas crianças que tiveram alterações no neurodesenvolvimento, os domínios que apresentaram o maior número de crianças com suspeita para atraso foram a linguagem (10,81%) e as habilidades motoras grossas (10,81%). Conclusão: Os resultados do presente estudo reforçam a importância de programas voltados para o desenvolvimento infantil em populações em situação de vulnerabilidade social uma vez que poderão influenciar na qualidade de vida futura destes indivíduos.

Texto completo: RESUMO