Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
GRUPOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA GESTANTE: O PAPEL DA PSICOLOGIA NA EQUIPE INTERDISCIPLINAR
Luíza Bürkle Maron, Laura Hoffmann, Cristiane Santos, Cinthia Azevedo, Aline Groff Vivian

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


Resumo:

Introdução: A gestação é um período propício para ações interdisciplinares de promoção da saúde, envolvendo a compreensão de aspectos físicos e psicológicos. Objetivo: Realizar intervenções interdisciplinares em grupo de gestantes visando a promoção da saúde materno-infantil, abordando aspectos psicológicos e emocionais. Método: Grupos semanais realizados por equipe interdisciplinar de professores e acadêmicos de Medicina, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. Participaram de 4 intervenções, 27 gestantes do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, Casa da Gestante do Hospital Universitário da ULBRA/GAMP, nos meses de abril a maio de 2018. Os temas abordados foram relacionados a cuidados no desenvolvimento da primeira infância, vínculo mãe-bebê, autocuidado materno e rede de apoio. Resultados e Discussão: Durante os grupos, surgiram preocupações relacionadas à saúde mãe- bebê, sentimentos de medo, insegurança e esperança, bem como fatores de risco e proteção. O papel da Psicologia na equipe interdisciplinar contribuiu para a abordagem dos fatores emocionais presentes na gestação, aliado às informações ligadas à educação em saúde contempladas pelas outras áreas do conhecimento presentes nos grupos. Considerações finais: A intervenção em grupo, com a colaboração da Psicologia, pode se tornar eficiente, visto que as participantes trocam experiências e informações entre si, havendo desta forma identificação e reflexões mútuas.

Referências bibliográficas

Matos, E., & Pires de Pires, D., & Sousa Campos, G. (2009). Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 62 (6), 863-869.

Moreira de Souza Klein, M., & Ribeiro Guedes, C. (2008). Intervenção psicológica a gestantes: contribuições do grupo de suporte para a promoção da saúde. Psicologia Ciência e Profissão, 28 (4), 862-871.


Texto completo: RESUMO