Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
DOENÇA DE LEGG-CALVÉ-PERTHES: UM RELATO DE CASO RARO EM UMA MENINA DE 3 ANOS
Amanda Leszczynski Pretto, Franciele Leimann, Antero Varini de Paula, Natália Bergamaschi Pedron, Osvaldo João Pretto Júnior

Última alteração: 16-05-2018

Resumo


Doença de Legg-Calvé-Perthes: um relato de caso raro em uma menina de 3 anos
PRETTO, A.L*.; LEIMANN, F.*; DE PAULA, A.V.*; PEDRON, N.B.*; JÚNIOR, O.J.P**

*Academicos do Curso de Medicina da ULBRA

**Ortopedista/Traumatologista e preceptor do serviço de residência do Hospital Universitário-Gamp

Introdução

Causada por alterações da irrigação sanguínea na cabeça do fêmur(1-2), a doença de Legg-Calvé-Perthes é rara e costuma acometer mais meninos entre 4 e 10 anos, atingindo o fêmur unilateralmente em 90% dos casos. As principais alterações clínicas são alteração de marcha com dor ou desconforto e luxação do quadril (3). Nos exames de imagem há aumento do diâmetro da cabeça do fêmur, sinovite ou até osteoporose. O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, dependendo da gravidade da doença.

Caso

S.T.S, 3 anos, feminina, branca, residente de Canoas, iniciou em dezembro de 2017 com alteração de marcha e dor na coxa ao correr na praia com evolução gradual de anteversão dos membros inferiores. Ela foi levada ao Ortopedista que realizou exames de imagem, constatando doença de Legg-Calvé-Perthes bilateral.


Discussão e considerações finais

A doença de Legg-Calvé-Perthes deve ser considerada quando há alteração de marcha em crianças. Proporcionar um relato de caso desta síndrome demonstra que devemos atentar às doenças raras e, mais do que isso, atentar a casos que fogem da epidemiologia, para que o diagnóstico seja realizado com firmeza e as medidas cabíveis sejam tomadas.

Referências bibliográficas

1- Inoue A., Freeman M.A.R., Vernon-Roberts B., Mizuno S.: The pathogene- sis of Perthes’ disease. J Bone Joint Surg [Br] 58: 453-461, 1976.
2- Ogden J.A.: The changing patterns of proximal femoral vascularity. J Bone Joint Surg [Am] 56: 941-950, 1974.
3- Bertol, P.: Doença de Legg-Calvé-Perthes. Rev Bras Ortop [Br] 39(10), 2004.

Palavras–chave

Doença de Perthes; Ortopedia Pediátrica; Síndrome de Marcha;

Contato:

Amanda Leszczynski Pretto amandaleszczynski@hotmail.com ULBRA


Texto completo: RESUMO