Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO GRUPO SÓ RISO: O BRINCAR HUMANIZANDO A INTERNAÇÃO HOSPITALAR
Bruna Carvalho Rossi, Luana Prevedello Siganski, Paola Rissardi Baldin, Aline Carrer Bortolini

Última alteração: 16-05-2018

Resumo


Introdução: Na área da saúde, é imprescindível a conciliação da humanização1 e do conhecimento técnico. O Grupo Só Riso é um grupo de acadêmicos voluntários do curso de Medicina da ULBRA que visitam a Pediatria do Hospital Universitário como palhaços2. O Só Riso proporciona aos pacientes, familiares e à equipe de assistência, momentos de fuga da realidade dolorosa que vivenciam no período da internação. Objetivo: Expor a rotina do Grupo Só Riso na Ala Pediátrica do Hospital Universitário. Relato de experiência: O Só Riso realiza visitas diariamente, ao meio dia, no Hospital Universitário, fazendo brincadeiras e alegrando as crianças. O grupo vem crescendo e avançando a cada semestre, contando, atualmente, com 47 colaboradores submetidos a um curso profissionalizante de “Palhaço Visitador”. Com essa atividade busca-se também a interação com familiares e com a equipe de atendimento pediátrico. Resultados: Os pacientes e seus familiares mostram-se receptivos durante as visitas realizadas, obtendo-se participação da maioria das faixas etárias. Há uma interação multidisciplinar positiva entre palhaços e equipe de atendimento. Conclusão: Existe uma satisfatória troca entre os envolvidos, o que faz o trabalho ser gratificante. Ressalta-se a importância de manter uma visão integrada e humanizada1 sobre o indivíduo que está sendo atendido.

Referências bibliográficas:

1-      CAMARGO, Dênis. A manifestação do afeto no encontro do palhaço visitador com o participante/ enfermo no Projeto Risadinha. VI Reunião Científica ABRACE 2011.(http://www.portalabrace.org/vireuniao/teorias/60.%20CAMARGO,%20Denis.pdf)

2-      ZILLES, Urbano. O significado do Humor. 22 de dezembro de 2009. (http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/236/180)

3-     

Palavras–chave

Humanização, Só Riso, Interação.

 




Texto completo: RESUMO